
SÃO LUÍS – Cristiane Marques foi eleita, nesta sexta-feira (6), defensora pública-geral do Estado do Maranhão para o biênio 2026–2028. Em chapa única, a atual 1ª subdefensora-geral obteve 178 votos válidos na eleição promovida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).
Após a homologação do resultado, o nome de Cristiane Marques será encaminhado ao governador Carlos Brandão para nomeação ao cargo. A eleição ocorreu de forma tranquila, democrática e por meio de sistema eletrônico desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da DPE/MA, garantindo a participação dos membros da instituição em todo o estado.
Ao comentar o resultado, Cristiane destacou a continuidade do trabalho institucional e ressaltou a importância do fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão do sistema de justiça.
O atual defensor público-geral, Gabriel Furtado, afirmou que o resultado reflete a confiança da categoria na trajetória, na capacidade de diálogo e na experiência da defensora eleita, assegurando a continuidade de uma gestão alinhada à missão constitucional da Defensoria.
Defensora pública desde 2012, Cristiane Marques possui formação em Direito pela UERJ, mestrado pela UFMA e uma trajetória marcada pela atuação em políticas de gênero, inovação e fortalecimento institucional, com reconhecimento em programas e premiações nacionais e internacionais.