
(Divulgacao)
Vivendo o melhor momento da sua história (17 anos), o Iape não quer saber de carnaval e arruma as malas para viajar na tarde desta segunda-feira (15), rumo a Rio do Sul-SC (188 km da capital), onde estreia na 1ª fase da Copa do Brasil, contra Santa Catarina Clube, dia 18/02 (quarta-feira), às 20h, no estádio Alfredo João Krieck, o Alfredão, que tem capacidade para cerca de 3 mil pessoas.
Lembrando que é duelo único e em caso de empate, decisão nos pênaltis. Quem vencer, vai enfrentar em casa na 2ª fase o Cuiabá. O Iape faz escala em Brasília e chega no fim da noite desta segunda (15), em Florianópolis-SC, onde treina na terça-feira, pela manhã, em local ainda a ser definido pela direção do Canário da Ilha e à tarde, viaja para Rio do Sul.
Na volta, o Iape enfrentará o MAC, dia 22/02 (domingo), às 16h, no Castelão, no primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense 2026. O duelo da volta, com mando de campo, do Canário, será no dia 1º de março (domingo). O time iapiano tem a melhor campanha, mas não tem vantagem, empate nos dois jogos (placar agregado), decisão nos pênaltis.
O Iape foi campeão da Copa União em 2010 e em 2011 disputou a Copa do Brasil, contra o Atlético-MG que venceu no Nhozinho Santos e em BH. Em 2020 e 2024, com nova administração, foi campeão da Série B Maranhense. Em 2025 já foi 3º lugar da Série A do Maranhense, onde conquistou as vagas na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro e em 2027, vai disputar essas e mais a Copa do Nordeste.
SANTA CATARINA CLUBE – Time novo, fundado em 1998. Em 1999 e 2000 jogou em Blumenau, em 2002 jogou a 2ª divisão na cidade de Navegantes e desde 2022, está instalado e manda seus jogos em Rio do Sul. Em 2026, estreará na Copa do Brasil e Série D. Em 2026, no Campeonato Catarinense foi eliminado nas quartas de final pelo Barra e foi terceiro em 2025.
2ª FASE DA COPA DO BRASIL – No dia 25 de fevereiro (quarta-feira), será a vez de Maranhão e Imperatriz estrearem na 2ª fase da Copa do Brasil. Em jogos únicos, o MAC jogará contra o São Luiz-RS, em Ijuí (RS), definido através de sorteio na CBF. O Cavalo de Aço jogará contra o Amazonas, no Frei Epifânio d’Abadia. Empate, decisão nos pênaltis.
O vencedor de São Luiz-RS e MAC enfrentará, em casa, o ganhador do Grupo 31, que reúne Ceará x Araguaína-RO ou Primavera-SP. Já quem avançar de Imperatriz x Amazonas também jogará em casa na 3ª fase, contra o vencedor de Figueirense x Azuriz-PR.
PREMIAÇÃO – Inserido no Grupo I — formado por equipes com pior posição no Ranking da CBF — o IAPE garantiu uma cota de R$ 400 mil pela participação. Por pertencerem ao Grupo III, em que jogam os times das Séries C e D, MAC e Imperatriz vão receber a cota de R$ 830 mil, cada (vale para o Iape se avançar). Se avançarem receberão mais: 950 mil, cada, na 3ª fase.
Jogadores do Iape só pensam agora na estreia da Copa do Brasil