
SÃO LUÍS – O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou cerca de 300 ações durante a Operação Carnaval do Maranhão 2026, promovida pelo Governo do Estado. As atividades incluíram atendimentos pré-hospitalares, salvamentos, buscas, monitoramento dos circuitos e fiscalização de estruturas temporárias.
As equipes atuaram em apoio à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), com foco na prevenção de acidentes e resposta rápida às ocorrências. Também houve intensificação das abordagens na orla marítima pelo Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), com orientações a banhistas e patrulhamento preventivo.
No atendimento pré-hospitalar, a maioria dos casos esteve relacionada ao consumo de álcool e mal-estar (66%). Foram registrados ainda cortes e escoriações (10,6%), quedas (8,5%), choques elétricos (6,4%), além de ocorrências como atropelamentos, desaparecimentos e desabamentos (2,1% cada).
A operação contou ainda com vistorias técnicas em camarotes e trios elétricos, uso de drones para monitoramento aéreo e equipes de busca e salvamento de prontidão em todo o estado, garantindo maior segurança aos foliões.