
SÃO LUÍS – O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou a aplicação do anticorpo monoclonal Nirsevimabe em recém-nascidos internados na maternidade. A estratégia integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e é executada pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) da unidade.
O medicamento é indicado para prevenir infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de bronquiolite e pneumonia em bebês menores de um ano. A aplicação ocorre em dose única, preferencialmente ainda durante a internação.
Estão aptos a receber o Nirsevimabe prematuros com até 36 semanas e 6 dias de gestação e crianças de até 24 meses com comorbidades, como cardiopatias congênitas, broncodisplasia e imunodeficiências. O imunizante foi incorporado ao SUS em 2025.
Além do Nirsevimabe, a estratégia inclui a oferta do Palivizumabe, conforme sazonalidade, e vacina recombinante contra o VSR para gestantes, ampliando a proteção da primeira infância.