
Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), em São Luís, resultou na prisão de três policiais militares da ativa investigados por suspeita de envolvimento em esquema de extorsão. A ação foi coordenada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), com apoio da Diretoria de Atividades Especiais (DIAE).
Os militares tinham mandados de prisão expedidos pela Justiça. Conforme as investigações, eles são suspeitos de praticar extorsões na modalidade conhecida como “veladinho”, termo utilizado para descrever cobranças ilícitas feitas de forma velada, sob suposta ameaça ou constrangimento.
Suspeita de atuação irregular
De acordo com as apurações, os policiais não integravam oficialmente a atividade de inteligência da Polícia Militar, embora houvesse solicitações de cadastro nesse setor. Ainda assim, segundo o material investigativo, teriam atuado de forma irregular, utilizando essa justificativa para realizar abordagens e ações que culminaram nas denúncias.
As investigações foram iniciadas após vítimas procurarem as autoridades relatando que estavam sendo pressionadas e extorquidas pelos suspeitos.
Mandados contra civil e PM aposentado
Além dos três policiais da ativa, também foram cumpridos mandados contra um civil e um policial militar aposentado. Este último já estava preso pela prática do mesmo crime.
As autoridades informaram que as apurações seguem em curso e não está descartada a adoção de novas medidas judiciais contra outros policiais militares que possam ter atuado de forma ilícita, conforme o avanço das investigações.
Até o momento, os nomes dos envolvidos e os batalhões aos quais pertencem não foram divulgados pelas forças de segurança.