
A Polícia Civil do Maranhão realiza uma nova etapa da Operação Tolerância Zero, ação voltada ao cumprimento de mandados de prisão contra investigados por crimes de violência contra a mulher. A ofensiva integra a Operação Mulher Segura, mobilização nacional que reúne forças de segurança em diferentes estados do país.
No total, 46 pessoas são alvos da operação, que se estende por vários municípios maranhenses e também por outras unidades da federação.
Nesta sexta-feira ocorre o chamado Dia D da ação policial, com o cumprimento de 22 mandados de prisão nas cidades da Grande São Luís, Imperatriz e Itapecuru-Mirim. A operação também alcança municípios localizados nos estados do Pará, Paraíba e Santa Catarina.
A operação foi iniciada no dia 19 de fevereiro, quando a Polícia Civil promoveu um mutirão nas delegacias para acelerar a conclusão de inquéritos e formalizar pedidos de prisão contra suspeitos de agressões e outros crimes relacionados à violência doméstica e de gênero.
Desde então, as equipes policiais passaram a executar as ordens judiciais expedidas pela Justiça.
Entre os mandados cumpridos estão prisões temporárias, preventivas e também decorrentes de condenações judiciais já determinadas pelo Judiciário.
Os investigados são suspeitos ou condenados por crimes como estupro, tentativa de feminicídio, lesão corporal, ameaça e outras formas de violência contra mulheres.
Segundo a Polícia Civil, a operação faz parte das estratégias permanentes de enfrentamento à violência doméstica, com foco no cumprimento de decisões judiciais e na responsabilização de autores desses crimes.