
O Governo do Maranhão lançou nesta segunda-feira (22) o programa Ensino Médio de Verdade, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) voltada à recomposição das aprendizagens dos estudantes da rede estadual. A ação será implementada em escolas de Ensino Médio Regular Parcial e tem como foco reduzir defasagens educacionais, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Durante o lançamento, realizado em São Luís, a Seduc oficializou a implantação do programa por meio da assinatura de duas portarias. Uma delas regulamenta o funcionamento da iniciativa na rede estadual, enquanto a outra cria o Comitê Estratégico responsável por acompanhar, monitorar e orientar a execução das ações pedagógicas.
Desenvolvido em parceria com o Grupo Eureka, o programa prevê um conjunto de estratégias voltadas à melhoria da aprendizagem, incluindo formação continuada para professores e gestores, acompanhamento sistemático dos resultados educacionais, realização de encontros pedagógicos ao longo do ano letivo e utilização de ferramentas digitais para monitorar o desempenho dos estudantes.
A iniciativa passa a integrar as ações estruturantes da rede estadual de ensino e busca fortalecer a qualidade da educação ofertada aos alunos do ensino médio. A expectativa é que as medidas contribuam para elevar os níveis de aprendizagem e reduzir as dificuldades acumuladas pelos estudantes nos últimos anos.
O lançamento ocorre em um cenário de melhoria dos indicadores educacionais do estado. Dados do QEdu, com base em informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que a taxa de defasagem idade-série no ensino médio maranhense caiu de 25% em 2023 para 22,4% em 2025.
Atualmente, a rede estadual atende cerca de 225 mil estudantes distribuídos em 828 escolas. O Ensino Médio de Verdade passa a compor o conjunto de programas do macroprojeto Educação de Verdade, que reúne outras iniciativas voltadas ao fortalecimento da educação pública no Maranhão.