
SÃO LUÍS – A exposição “Festejar – Lentes de São João” foi aberta no Convento das Mercês, em São Luís, como parte da programação do evento Vamos Festejar. A mostra apresenta registros do fotógrafo Brunno Carvalho que retratam a riqueza e a diversidade dos festejos juninos maranhenses.
Com curadoria de Walquíria Moraes, a exposição reúne imagens do Bumba Meu Boi e de outros elementos que fazem do São João do Maranhão uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira. As fotografias destacam detalhes como os bordados, a emoção dos brincantes, a força dos cortejos, a religiosidade e a alegria presentes na celebração, evidenciando a identidade e o patrimônio cultural do estado.
Além da proposta artística, a mostra conta com recursos de acessibilidade, como informações em Libras e audiodescrição, ampliando o acesso do público ao conteúdo. A iniciativa também reforça o compromisso da Fundação da Memória Republicana Brasileira com a preservação da memória e a valorização da produção artística, utilizando a fotografia como instrumento de registro e salvaguarda do patrimônio imaterial maranhense.
Período da exposição: 18 à 26/07/26
Local: Salão de Artes Dila – Convento da Mercês
Hora: 17h às 22h