Ceuma promove palestra internacional sobre tecnologia e matéria escura

Evento ocorre nesta quinta-feira, 13/8, e terá pesquisadores da Pennsylvania State University apresentando aplicações de computação avançada, ciência de dados e inteligência artificial em experimento científico internacional

Fonte: Assessoria CEUMA

Como detectar uma única interação entre bilhões de bilhões de partículas? E como computação avançada, ciência de dados e inteligência artificial podem ser empregadas nessa busca? Essas questões estarão no centro da palestra internacional “Tecnologia que Explora o Universo”, que a Universidade Ceuma realiza nesta quinta-feira, 13/8, às 9h, no Oxygeni HUB, no campus Renascença, em São Luís.
O encontro terá a participação dos físicos Carmen Carmona-Benitez e Luiz de Viveiros, professores da Pennsylvania State University, nos Estados Unidos. Os dois integram a colaboração internacional LUX-ZEPLIN (LZ), experimento instalado no Sanford Underground Research Facility que busca identificar partículas que possam compor a matéria escura.
Instalado em uma antiga mina de ouro nos Estados Unidos, o LZ funciona a cerca de 1,5 quilômetro de profundidade e utiliza aproximadamente 10 toneladas de xenônio líquido para registrar sinais que possam indicar a presença de partículas de matéria escura. A palestra apresentará ao público tanto o funcionamento do experimento quanto tecnologias empregadas na análise e no processamento desses sinais.
Carmen Carmona-Benitez apresentará o funcionamento do LZ e os princípios da busca pela matéria escura. A palestra será realizada em espanhol. Já Luiz de Viveiros, também professor da Pennsylvania State University e natural de São Luís, abordará as tecnologias utilizadas no experimento e o processamento dos sinais registrados pelo detector.
Para a reitora da Universidade Ceuma, Cristina Nitz, receber pesquisadores envolvidos em um projeto científico internacional permite aproximar a comunidade acadêmica de discussões que relacionam pesquisa, tecnologia e inovação.
“É uma oportunidade de mostrar aos nossos estudantes e professores como recursos tecnológicos, ciência de dados e inteligência artificial estão inseridos em pesquisas científicas de grande complexidade. Esse contato com pesquisadores que participam diretamente de um experimento internacional amplia o repertório acadêmico e reforça a importância da pesquisa e da inovação na formação universitária”, afirma Cristina Nitz.
A realização do encontro também integra a proposta da Ceuma de ampliar o contato de estudantes e professores com temas contemporâneos ligados à ciência e à tecnologia. Neste caso, a discussão parte de uma das questões investigadas pela física — a busca pela matéria escura — para apresentar as ferramentas e os processos tecnológicos utilizados por pesquisadores em um experimento científico internacional.
“Uma universidade precisa criar oportunidades para que sua comunidade acadêmica acompanhe de perto o que está sendo pesquisado e desenvolvido em diferentes partes do mundo. Ao promover esse intercâmbio, aproximamos ensino, pesquisa, tecnologia e inovação e estimulamos nossos estudantes a ampliar as possibilidades de sua própria formação”, acrescenta a reitora.
A participação é gratuita. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada.

 

 

Publicidade