Penalva recebe nova etapa da Beira Rio e 4 km de pavimentação nos 111 anos da cidade

Agenda também incluiu visita às obras da Estrada do Jacaré, que deve melhorar o acesso às comunidades rurais.

Fonte: Redação / Assessoria
No aniversário de 111 anos de Penalva, população recebe obras de urbanização, pavimentação e lazer (Foto: Divulgação)

A programação pelos 111 anos de Penalva, celebrados nesta quarta-feira (12), foi marcada pela entrega da segunda etapa da Avenida Beira Rio e de quatro quilômetros de recuperação e pavimentação de vias urbanas. As obras foram inauguradas pelo governador Carlos Brandão durante agenda no município da Baixada Maranhense.

Executada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), a intervenção na Beira Rio ampliou a estrutura disponível às margens do rio Penalva, um dos principais pontos turísticos e espaços de convivência da cidade.

A segunda etapa incluiu a construção de quiosques e banheiros, revitalização da quadra, implantação de paisagismo, pergolados de madeira, meio-fio, muro de contenção, iluminação pública e mobiliário urbano. O local também recebeu brinquedos de madeira, pista de caminhada e novas áreas destinadas ao lazer e à prática esportiva.

Moradora do município, a cabeleireira Erilene Soares comemorou a criação de um espaço público para as famílias. “Antes não tinha onde ter diversão sem pagar. Gostei muito de trazer meus filhos para brincarem aqui. O parquinho é nota 10”, afirmou.

Pavimentação de ruas

Durante a agenda, também foram entregues quatro quilômetros de recuperação e pavimentação de vias urbanas. A intervenção busca melhorar o deslocamento de veículos e pedestres, além de reduzir os transtornos provocados pelas irregularidades no pavimento.

O prefeito Henrique Guerra afirmou que as obras representam o resultado da parceria entre o município e o Governo do Maranhão. Segundo ele, a reconstrução da Beira Rio e a pavimentação da Estrada do Jacaré estão entre as intervenções mais aguardadas pela população.

“Penalva celebra 111 anos, mas, além da festa, celebramos uma parceria que tem trazido benefícios à população. A Beira Rio não foi apenas reformada, mas reconstruída”, declarou o prefeito.

Estrada do Jacaré tem nove quilômetros concluídos

Carlos Brandão também realizou uma visita técnica às obras da Estrada do Jacaré, executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra). A via terá 18 quilômetros de extensão, dos quais nove já foram pavimentados.

A estrada ligará o entroncamento da MA-216, no acesso à sede de Penalva, ao povoado Jacaré. A conclusão da obra deverá beneficiar cerca de 10 mil moradores de comunidades rurais e reduzir o isolamento de localidades ribeirinhas.

De acordo com o governador, os serviços sofreram interferência do período chuvoso, mas foram retomados. A previsão anunciada durante a visita é que a estrada seja concluída e entregue até o fim deste ano.

“Dos 18 quilômetros, já fizemos nove. A obra não foi entregue agora por causa do inverno, mas as máquinas já estão trabalhando. Até o final do ano, voltarei para entregá-la”, afirmou Brandão.

Além de facilitar o acesso a serviços de saúde, educação e comércio, a pavimentação deverá melhorar o transporte da produção local. Arroz, mandioca e pescado estão entre os principais produtos escoados pelas comunidades da região.

Publicidade