Caxias vai ganhar mais duas atrações turísticas neste mês de fevereiro

As obras irão contribuir para que a cidade se consolide como um dos principais pontos turísticos do Maranhão e do Nordeste.

Fonte: Redação/Assessoria

Depois da construção da Praça da Chapada e do Mirante da Balaiada, Caxias terá, agora, mais duas atrações turísticas, que, a exemplo das anteriores, vão contribuir para que a cidade se consolide como um dos principais pontos turísticos do Maranhão e do Nordeste.

Conforme anunciou o prefeito Fábio Gentil, Caxias terá agora suas principais escadas públicas revestidas com mosaicos temáticos. “As escadas do Morro do Alecrim e da Igreja de Santo Antônio no bairro do Ponte, ganharão revestimento temático com mosaicos, a exemplo do que já acontece em outras cidades do mundo”, afirmou o Prefeito Fábio Gentil.

“A escada do morro do Alecrim vai ganhar elementos que retratem a Guerra da Balaiada e a natureza exuberante do Morro do Alecrim, enquanto a escada da Igreja de Santo Antônio ganhará mosaicos com motivos sacros e da natureza, com diferentes padrões que fazem referência ao céu e ao sol. Peixes, pássaros e borboletas deverão ganhar vida no decorrer do percurso. Ao anoitecer, muitos se tornarão brilhantes, por serem feitos de espelhos. Eles refletirão a luz da lua, criando um efeito visual mágico”, disse o secretário de Turismo, Fernando Santos.

Lembraram Gentil e Santos que o ‘Mirante da Balaiada’ recebeu, recentemente, a quinta colocação no Prêmio Nacional do Turismo-2019, e que o ‘Natal Iluminado’, na sua terceira edição, consolidou-se como um dos destinos turísticos mais importantes do país. “No Natal, as milhares de pessoas que visitaram Caxias puderam contemplar a deslumbrante iluminação cênica da cidade, além de espetáculos natalinos em diversos pontos. Agora, quem vier passar o carnaval aqui vai poder apreciar esses dois novos pontos turísticos”, ressaltou Fábio Gentil.

“O projeto, além de deixar a Princesa do Sertão mais bonita, vai gerar renda para os artesãos locais. Pelo conceito da obra, nós iremos inscrevê-la no Prêmio Nacional do Turismo de 2020. Portanto, vamos poder torcer por Caxias mais uma vez”, anunciou.

Em São Francisco na Califórnia, na escadaria TiledSteps (Degraus azulejados), foram gastos dois mil azulejos e setenta e cinco mil fragmentos. Seus cento e sessenta e três painéis de mosaicos foram criados pela ceramista local AileenBarr e pela artista plástica ColetteCrutcher. De toda a obra, o ponto que talvez mais chame a atenção dos observadores é o grande redemoinho azul vibrante, que remete à ideia do movimento da vida aquática.

O secretário Fernando Santos fez uma comparação com a “ATiledSteps, de onde, segundo ele, pode-se ver toda a cidade de São Francisco, além do Oceano Pacífico. Da mesma forma, o Morro do Alecrim nos conduz ao Mirante da Balaiada, de onde se tem uma vista deslumbrante de Caxias”.

Um exemplo do Rio de Janeiro também foi citado por Fábio e Fernando. “A Escadaria Selaron, no Bairro de Santa Teresa, criada em 1990 por Jorge Selarón, um artista plástico chileno, contém azulejos de mais de sessenta países, fornecidos por turistas e fãs de diversas partes do mundo. É também a maior obra de arte feita apenas por uma só pessoa. Em um lugar antes sujo e degradado, Selarón fez brotar a beleza. E sua obra é tão impressionante que, durante décadas, tem sido utilizada como pano de fundo para campanhas publicitárias, fotográficas, filmes e até clipes de músicas – como nas músicas ‘WalkOn’, da banda U2; e ‘Beautiful’, por Snoop Dogg e Pharrell Williams”, arremataram o prefeito e o secretário.

Fechar