Sabe aquela pessoa que vive gripada?
Pois é, é bem provável que ela esteja com o sistema imunológico enfraquecido!
Fábio Nutri, é possível fortalecer o sistema imunológico?
Sim!
O sistema imunológico é um conjunto de órgãos, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os patógenos. Isto é: combate vírus, bactérias e agentes infecciosos, prevenindo o desenvolvimento de doenças e sendo fundamental para a nossa sobrevivência.
Dentre os fatores que podem enfraquecer o sistema imune está o estresse. Ele é um fator primordial para aumentar a produção de cortisol (um hormônio responsável por diminuir a defesa do organismo).
Como somos o que comemos, a má alimentação também contribui significativamente para o enfraquecimento.
Outros fatores que podem enfraquecer o sistema imunológico são a insônia ou o sono insuficiente, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e problemas emocionais. Se você fica doente com facilidade, preste atenção nos seus hábitos, viu?!
Gosto muito de falar que somos o que comemos. Se você tem péssimos hábitos alimentares, você vive mal! E foi pensando nisso, que separei alguns alimentos para somar com seu sistema imunológico.
Vamos começar com as frutas cítricas: acerola, laranja, limão, tangerina, morango e etc
A vitamina C é antioxidante. Isso significa que ela combate o envelhecimento precoce das células do nosso corpo e do sistema de defesa. Por isso, consumir essas frutas com moderação ajuda a fortalecer a imunidade.
O vegetal brócolis também tem o mesmo princípio ativo, além de ser um alimento muito nutritivo.
Cebola e alho: vão além de excelentes temperos, são anti-inflamatórios, auxiliam o organismo a eliminar as informações e infecções.
O alho é um ótimo bactericida enquanto a cebola é anti-inflamatória. Quem nunca tomou chá de alho, limão e mel?
Com certeza você já ouviu falar do resveratrol, não é?! Um antioxidante e anti-inflamatório que não só protege as células do músculo cardíaco (o coração), como também de outras partes do corpo e do sistema imune.
As uvas são ricas em resveratrol, em especial as de coloração roxa e avermelhada. Da mesma forma o vinho tinto, quando consumido com moderação, é um bom aliado!
É muito importante você consumir boas fontes de carboidratos, proteínas e gorduras.
Carboidratos: batata doce e inglesa, macaxeira, inhame e arroz integral.
Proteínas: carnes magras, frango, peixes e ovos.
Gorduras: oleaginosas (castanha de caju, do Pará, amendoim, amêndoas), e o abacate.
No mais, fiquem em casa, evitem estresses, durmam bem e tenham hábitos alimentares saudáveis.
(Fábio Pinheiro é nutricionista clínico, esportivo e funcional. CRN 8.888)