Itália registra menor número de novos casos e óbitos dos últimos dias

A Itália foi o primeiro país europeu a adotar medidas de quarenta, no dia 9 de março

Fonte: Da redação

A Itália encerrou este domingo (10) com o registro de 802 novos casos e 165 óbitos. É o menor número já registrado pelo país nos últimos 30 dias. No total, a Itália registrou até agora 219,070 casos da Covid-19. 30,560 já perderam a vida.

Atualmente há 83,324 casos ativos. 1,027 estão internadas em estado crítico e 105,186 já se recuperaram.

A Itália foi o primeiro país europeu a adotar medidas de quarenta. No dia 9 de março, o governo do primeiro-ministro Giuseppe Conte impôs quarentena em todo o país, restringindo o movimento da população e determinando o fechamento temporário de lojas e negócios não essenciais.

Depois de atingir o pico no fim de março, o número diário de mortes por coronavírus no país vem caindo de forma consistente, o que leva um crescente número de italianos a pedir pelo relaxamento das restrições. Na última segunda-feira, dia 4, o governo iniciou um relaxamento das medidas de isolamento social. Ao todo, mais de 4,5 milhões de italianos foram autorizados a retornar ao trabalho. Alguns negócios, como bares, restaurantes e o comércio varejista, porém, continuam seguindo as restrições e ainda não podem operar normalmente. O governo se mostra cauteloso em aliviar a quarentena, mas está considerando a possibilidade de autorizar a reabertura das lojas antes de 18 de maio, conforme previu inicialmente.

A Itália é um dos países europeus que sofrerão maior impacto econômico com a pandemia do coronavírus. O Fundo Monetário Internacional prevê que a economia italiana terá uma retração de 9,1% em 2020. Um prognóstico tenebroso para um país que, no ano passado, já havia crescido apenas 0,3%.

Fechar