A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) celebraram Termo de Cooperação Técnica nesta sexta-feira (22), em evento virtual. O convênio simboliza a disposição mútua entre os signatários para viabilizar a melhoria da capacidade institucional da Caema, tendo em vista a disponibilização, por parte da AFD, de apoio aos esforços da Companhia e também do Governo do Estado, em melhorar a eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados à população maranhense.
O evento virtual contou com a participação do diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula; do diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, Carlos Rogério Santos Araújo e demais diretores da Companhia, e do Diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Philippe Orliange. A Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), parceira na intermediação das missões para avaliação da situação econômico-financeira e operacional da Companhia, também esteve presente, sendo representada pelo secretário da pasta, Luis Fernando Silva.
O Termo de Cooperação visa a otimização da qualidade na prestação dos serviços, do planejamento dos recursos e eficiência de sua implementação, da eficiência operacional e da gestão de negócios, sustentabilidade financeira, acesso a serviços, capacidade de gestão de responsabilidade social corporativa, estratégia e corporate governance da Caema. Diante disso, tem-se em vista um Plano de Reforço de Capacidade e, durante sua execução, de forma dinâmica, a troca de informações acerca das mudanças com foco no reforço das capacidades da Companhia.
Entre os frutos da parceria, espera-se alcançar a melhoria na promoção sustentável do abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios em que a Caema atua de forma alinhada à política de saneamento. O diretor presidente da Caema, André dos Santos Paula, falou sobre a importância do momento para a Companhia. “Essa parceria que estamos desenvolvendo com a AFD se dá de uma forma adequada com o momento que estamos vivendo atualmente. As pressões que temos para organizar a empresa de forma competitiva e de avanço na prestação de serviços com qualidade para a população ficaram mais proeminentes. A meta número um do governador é a universalização do abastecimento de água e, ao longo do tempo, ficou evidente que esse avanço precisa de uma readequação da empresa. A partir desse direcionamento, diversas ações estão sendo implementadas e a parceria com a AFD vai fazer com esses objetivos avancem mais e de forma mais efetiva”, finalizou.
Ao longo dos anos, a Caema tem buscado aprimorar seus processos e práticas operacionais para permitir a geração de valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade, de forma sustentável. O Governo do Estado também não tem medido esforços para que a Companhia seja uma empresa mais eficiente. Estes empenhos foram considerados pela AFD, que disponibilizará mecanismos para apoiar, por meio de assistência técnica, as melhorias administrativas, operacionais e comerciais da Caema.
Para o Diretor regional Brasil Cone Sul da AFD, Phillipe Orliange, a assinatura do Termo de Cooperação nas circunstâncias atuais é a prova da força do interesse da Caema e da AFD em realizar um trabalho conjunto. “O programa que a AFD tem elaborado procura acompanhar a Caema nos seus esforços para se tornar mais eficaz e mais economicamente sustentável. Isso implica um diagnóstico de forças e fraquezas da empresa para chegar a um plano de reforço de suas capacidades. É com muito orgulho que vamos assinar esse Termo de Cooperação e com desejo de que tenha bons frutos, com a segurança de que teremos com a Caema uma parceria confiável e alinhada em nossos objetivos estratégicos”, disse.
O secretário de Programas Estratégicos do Estado, Luis Fernando Silva, ressaltou que a parceria elevará ainda mais a qualidade do serviço prestado pela Companhia. “Essa parceria vai garantir o diálogo de forças, potencialidades e problemas institucionais que resultarão em índices muito melhores no atendimento na área de saneamento aos cidadãos maranhenses. E o governador Flávio Dino acredita que, de médio a longo prazo, a Caema seja um exemplo para o Brasil de que uma empresa de saneamento de economia mista pode oferecer serviços essenciais com qualidade e sustentabilidade”, declarou.
Memória
As tratativas para uma colaboração mútua entre as instituições foram iniciadas em novembro de 2018, quando representantes da AFD vieram em missão à Caema pela primeira vez. De lá para cá, dezenas de reuniões aconteceram, onde a Companhia detalhou ao grupo de representação da AFD suas demandas, situação econômica–financeira, relevância dos projetos operacionais, bem como seu potencial de melhoria.
Protagonista da política de desenvolvimento da França, a Agência Francesa de Desenvolvimento traz novas expectativas de mudanças e de desenvolvimento na política de saneamento básico do Estado do Maranhão.
Sobre a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
Instituição financeira pública e solidária, a AFD é a protagonista da política de desenvolvimento da França. Ela apoia projetos que melhoram a vida das populações de países em desenvolvimento, emergentes e territórios ultramarinos franceses, contribuindo, assim, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação do Acordo de Paris sobre o clima. Presente em 115 países por meio de uma rede de 85 agências e 17 direções regionais, a AFD acompanha, atualmente, mais de 4.000 projetos de desenvolvimento. Em 2019, dedicou € 14,1 bilhões ao financiamento desses projetos. No Brasil, a AFD mobiliza € 1,9 bilhão, fazendo do país um de seus principais parceiros no mundo.Link de acesso à página da AFD no Brasil: https://www.afd.fr/pt/page-region-pays/brasil