Dez cidades maranhenses estão com obras em execução neste momento, tocadas pela Secretaria de Estado de Governo, para ampliar o número de leitos para pacientes com coronavírus.
São elas: Bacabal, Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz, Barreirinhas, Presidente Dutra, Paço do Lumiar, Viana, Itapecuru e Pedreiras.
São Luís, Imperatriz, Chapadinha e Santa Inês já têm funcionando ambulatórios exclusivos para pacientes de Covid-19.
A ideia dessas estruturas é evitar o agravamento dos sintomas. Com isso, há menos internações e, consequentemente, menor taxa de ocupação de leitos de UTI.
As obras nas dez cidades já estão sendo entregues. Elas incluem a ampliação de 40 leitos no Hospital de Pedreiras, a instalação de uma policlínica em Presidente Dutra, obras de finalização do Hospital de Itapecuru e ampliação nas instalações da UPA de Paço de Lumiar.
Mais de 1.500 leitos
O Maranhão chegou à marca de 1.538 leitos exclusivos para pacientes com coronavírus na rede estadual de saúde. A expansão dia a dia dos leitos tem evitado o colapso do atendimento diante da curva ainda crescente no Estado – assim como ocorre em todo o Brasil.
Em março, o Maranhão tinha 232 leitos para a doença. Desde então, o número subiu quase sete vezes.
Apesar do crescimento do número de leitos, a situação continua preocupante, por isso é importante manter as medidas de isolamento social, que ainda é a principal arma contra o Covid-19.