O Governo do Maranhão entregou, nesta segunda-feira (1º), mais um hospital de campanha. Desta vez, no município de Santa Inês. A unidade de saúde fortalece na região o combate ao novo coronavírus e amplia a assistência aos casos da doença. O hospital tem capacidade para 40 leitos e funcionará como retaguarda do Hospital Macrorregional Tomás Martins. Para receber os novos leitos, uma força-tarefa foi montada para realizar os reparos técnicos e estruturais durante duas semanas. O Hospital de Campanha de Santa Inês vai beneficiar toda a região do Vale do Pindaré.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, além de autoridades estaduais e municipais, participaram da entrega do novo aparelho de saúde. “O Hospital de Campanha de Santa Inês soma-se à rede de atendimento já existente para atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19. O objetivo dessa estrutura é oferecer atendimento a pacientes leves e moderados e deixar o Hospital Macrorregional para pacientes mais graves”, disse Carlos Lula.
O Hospital de Campanha conta com recepção, sala de estabilização, leitos de enfermaria equipados, farmácia, almoxarifado, posto de enfermagem, posto médico, sala para equipe multiprofissional, refeitório, entre outros ambientes. Reestruturado, o prédio já começou a receber nesta segunda-feira os novos pacientes. O novo serviço vai admitir pacientes pelo sistema de regulação de leitos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De acordo com o fluxo de atendimento, o paciente internado no Hospital Macrorregional Tomás Martins, após passar pelo tratamento contra a Covid-19, e com quadro clínico apresentando melhora, será encaminhado para o Hospital de Campanha.