Publicidade
Carregando anúncio...

Estresse: Pequenas atitudes, grande diferença

Confira algumas atitudes que podem ajudar a aliviar o estresse

Fonte: Diogo Maluf, porta-voz regional das Testemunhas de Jeová

“A maioria dos adultos relata estar sob níveis de estresse cada vez mais elevados. A vida moderna é cheia de mudanças e incertezas”, informou a Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

No mundo inteiro, as pessoas estão estressadas, grande parte devido à nova rotina imposta pela pandemia de coronavírus. A incerteza quanto ao trabalho, além do medo e a angústia pelo futuro incerto cobram seu tributo.

Mas, algumas atitudes podem ajudar a aliviar o estresse. Quais?

⇒ Viva um dia de cada vez

Você não precisa aumentar suas ansiedades de hoje pensando no que vai acontecer amanhã.

⇒ Não espere demais de si mesmo nem de outros

Tenha expectativas razoáveis sobre você mesmo e o que consegue fazer na circunstância atual.

⇒ Tente ver as coisas com outros olhos

O que estressa você pode não estressar outra pessoa. Então, mude seu ponto de vista.

⇒ Seja organizado

Faça uma programação realista para seu dia e se esforce para segui-la.

Se você tem a tendência de adiar coisas importantes, mude de atitude.

⇒ Viva de maneira equilibrada

Tire um tempo para relaxar! Fazer coisas que você gosta pode diminuir o seu estresse.

Use a tecnologia de maneira equilibrada. Evite ficar vendo e-mails, mensagens ou redes sociais toda hora.

Como controlar o estresse

“Eu me sentia como se estivesse correndo sem sair do lugar. Era comum eu trabalhar 16 horas por dia, até nos fins de semana. Eu ficava com raiva disso, porque só via minha filha quando ela já estava dormindo. Todo esse estresse estava me deixando doente.” — Kari, Finlândia.

OUTRAS pessoas passam pela mesma situação de Kari. De acordo com uma instituição beneficente do Reino Unido relacionada à saúde mental, 1 em cada 5 britânicos já ficou doente por causa de estresse no trabalho, e 1 em cada 4 já chorou no trabalho por causa de pressão excessiva. Em 2009, nesse mesmo país, durante uma recessão econômica, o número de prescrições de antidepressivos teve um aumento sem precedentes.

Qual é a causa do seu estresse?

⇒ Insegurança — financeira ou outra
⇒ Rotina cansativa
⇒ Problemas de relacionamento
⇒ Acontecimentos traumáticos

Que efeito o estresse tem sobre você?

⇒ Problemas de saúde
⇒ Esgotamento emocional
⇒ Dificuldades para dormir
⇒ Depressão
⇒ Relacionamentos prejudicados

O estresse ativa um impressionante mecanismo do corpo, que age como uma equipe de emergência. Hormônios são liberados para acelerar a respiração e o batimento cardíaco e para aumentar a pressão sanguínea. Além disso, reservas de glóbulos vermelhos e glicose entram na corrente sanguínea. Essa série de reações prepara você para lidar com a causa do estresse. Depois que a situação estressante passa, seu corpo costuma voltar ao normal.

Mas, se essa situação continua, o estresse pode levá-lo à ansiedade ou tensão crônica, como um motor que é mantido acelerado. Por isso, saber lidar com o estresse é essencial para a saúde física e mental.

Como lidar com o estresse

O estresse não é necessariamente ruim. A Associação Americana de Psicologia explicou: “O estresse é para o ser humano o que a tensão é para a corda de um violino: se você deixar a corda frouxa, o som sairá abafado e áspero; se a apertar demais, o som sairá estridente e a corda poderá até se romper. Muito estresse pode matar, mas um pouco pode tornar a vida mais interessante. O segredo é saber controlá-lo.”

Além disso, a saúde e a personalidade variam de pessoa para pessoa. O que estressa alguém pode não estressar outro. Mas, se em seu dia a dia você fica tão tenso que não consegue relaxar nem lidar com uma emergência, isso indica que seu nível de estresse não é saudável.

Na tentativa de lidar com o estresse crônico, algumas pessoas recorrem a álcool, drogas ou cigarro. Outras comem compulsivamente ou se tornam sedentárias, passando horas na frente da televisão ou do computador. Esses hábitos não eliminam a causa do estresse e podem até aumentá-lo. Então, como podemos controlar o estresse?

Muitas pessoas conseguem fazer isso por aplicar conselhos práticos encontrados na Bíblia. Veja como a sabedoria bíblica pode ajudar você a lidar com quatro causas do estresse.

Insegurança

Ninguém se sente completamente seguro. É como a Bíblia diz: “O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos [nós].” (Eclesiastes 9:11) Então, o que você pode fazer? Tente o seguinte:

Conte seus problemas a um parente ou amigo de confiança. Inúmeras pesquisas mostram que, quando temos o apoio de quem amamos, as chances de desenvolver distúrbios relacionados ao estresse são menores. Realmente, “o verdadeiro companheiro está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição”. — Provérbios 17:17.

Não fique pensando no que pode dar errado. Isso vai deixar você esgotado emocionalmente. E pode ser que o que você teme nunca aconteça. A Bíblia tem razão ao dizer: “Nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades.” — Mateus 6:34.

Aproveite o poder que a oração tem. ‘Lance sobre Deus toda a sua ansiedade, porque ele cuida de você’, diz 1 Pedro 5:7. Deus mostra que se importa conosco por nos dar paz interior e por garantir que nunca vai abandonar os que sinceramente buscam seu apoio e consolo. — Hebreus 13:5; Filipenses 4:6, 7.

ROTINA CANSATIVA

Ir e voltar do trabalho, trabalhar, estudar, criar os filhos, cuidar de pais idosos — essa rotina pode deixar você constantemente estressado. E deixar de fazer algumas dessas atividades talvez esteja fora de questão. (1 Timóteo 5:8) Então, como você pode lidar com uma rotina cansativa?

Tire tempo para relaxar. Descanse o suficiente. A Bíblia diz: “Melhor é um punhado de descanso do que um punhado duplo de trabalho árduo e um esforço para alcançar o vento.” — Eclesiastes 4:6.

Estabeleça o que é mais importante para você e tenha um estilo de vida modesto. (Filipenses 1:10) Simplifique sua vida, talvez por reduzir despesas ou sua jornada de trabalho. — Lucas 21:34, 35.

Ao estudar a Bíblia, Kari, já mencionado, reavaliou sua vida. Ele escreveu:

“Percebi que levava um estilo de vida egoísta.” Então, ele vendeu seu comércio e conseguiu um emprego que lhe permitia ficar mais tempo em casa. “Nosso padrão de vida baixou um pouco”, ele admite, “mas eu e minha esposa estamos livres do estresse constante e temos mais tempo para a família e os amigos. Eu não trocaria a paz que sinto agora por nenhuma oportunidade de ganhar mais dinheiro”.

Problemas de Relacionamento

Problemas com outros, especialmente no trabalho, podem gerar muito estresse. Se estiver passando por isso, tente o seguinte:

Se alguém irritar você, tente ficar calmo. Não ponha lenha na fogueira. “Uma resposta, quando branda, faz recuar o furor, mas a palavra que causa dor faz subir a ira”, diz Provérbios 15:1.

Resolva as diferenças em particular e respeitosamente, sem ferir a dignidade da pessoa. — Mateus 5:23-25. Tente compreender os sentimentos e o ponto de vista da pessoa. Isso “torna mais vagarosa a sua ira” porque faz você se colocar no lugar dela. (Provérbios 19:11) Além disso, você consegue ver a si mesmo como os outros o veem.

Perdoe. É bonito perdoar e também faz bem à saúde. Como relatado num estudo de 2001, “não perdoar” resulta em “um aumento significativo” da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos, ao passo que perdoar reduz o estresse. — Colossenses 3:13.

Nieng, que mora no Camboja, passou por uma série de tragédias. Em 1974, ela ficou ferida quando uma bomba explodiu num aeroporto. No ano seguinte, ela enfrentou a morte dos dois filhos, depois da mãe e também do marido. Em 2000, sua casa e outros bens foram destruídos num incêndio e, três anos depois, seu segundo marido morreu. Depois disso, ela começou a pensar no suicídio.

Mas Nieng encontrou um meio de superar a dor. Assim como Kari, ela começou a estudar a Bíblia. Isso a ajudou tanto que ela passou a compartilhar com outras pessoas o que estava aprendendo. Sua história lembra um estudo realizado em 2008 por pesquisadores britânicos. Eles descobriram que uma forma de “se recuperar de situações estressantes” é “fazer algo por outra pessoa” — conselho há muito tempo registrado na Bíblia. — Atos 20:35.

Nieng também encontrou uma esperança segura de um futuro melhor, quando todos os problemas da humanidade acabarão. A Terra estará cheia de paz, não de problemas. — Salmo 72:7, 8.

A Bíblia oferece duas coisas de valor inestimável: verdadeira esperança e sabedoria para lidar com situações estressantes. Esse livro impressionante já ajudou milhões de pessoas. Ele pode ajudar você também.

Primeiro passo para aliviar o estresse

“Mudar seu estilo de vida é o primeiro passo” para aliviar o estresse, diz o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH, sigla em inglês). “Comece por ter uma dieta balanceada e saudável. Durma o suficiente e faça exercícios. Além disso, limite a ingestão de cafeína e álcool e não use nicotina, cocaína ou outras drogas ilícitas.” Outras sugestões do NIH incluem: tirar férias do trabalho, passar tempo com a família e os amigos, fazer algum trabalho manual e aprender a tocar um instrumento musical.

Com informações do site jw.org

Fechar