O presidente Jair Bolsonaro autorizou a realização de concurso público com 2 mil vagas para a Polícia Federal. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (20), em live nas suas redes sociais, ao lado do diretor-executivo da instituição, Rolando Alexandre de Souza.
A previsão é de que o edital seja divulgado em dezembro, as provas objetivas e discursiva em abril de 2021, o TAF em junho de 2021 e o 1º curso de formação em janeiro de 2022.
A lotação dos futuros policiais federais deve ser divulgada com o edital, mas a expectativa é de que, no início, os servidores sejam lotados nas regiões de fronteira.
As 2 mil vagas serão distribuídas da seguinte forma:
1.016 vagas – Agente;
300 vagas – Delegado;
600 vagas – Escrivão;
84 vagas – Papiloscopista
Os cargos de escrivão e agente da Polícia Federal exigem do candidato nível superior em qualquer área de formação. É preciso ter ainda 18 anos na data de matrícula no Curso de Formação e CNH na categoria B ou superior.
Para delegado é preciso ter a graduação em direito, ter atividade jurídica ou policial comprovada de 3 anos e CNH na categoria “B” ou superior.
Já para papiloscopista, o candidato precisa ter formação em nível superior, além de possuir CNH na categoria “B” ou superior.
O salário inicial de delegado da Polícia Federal é de R$ 23.692,74; agente, papiloscopista e escrivão, R$ 12.522,50.