Um detento, identificado como Walyson Macedo Frazão, foi encontrado morto na Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPITZ), nessa terça-feira (29).
Segundo informações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o interno havia dado entrada na triagem da penitenciária, na segunda-feira (28), com um ferimento na perna em decorrência de arma de fogo. Ele teria sido levado ao Instituto Médico Legal (IML), mas não chegou a ser examinado pelo médico por estar com a perna engessada.
Ainda conforme a Seap, Walyson, acompanhado de servidores do órgão, foi encaminhado ao Hospital de Imperatriz, onde permaneceu até ter recebido alta médica e, de volta ao presídio, ser instalado em uma cela próxima a enfermaria e distante dos demais internos.
“Durante uma ronda feita por agentes penitenciários por volta de 01h, o servidor constatou após questionamento ao preso se ele estava bem; sem resposta, o agente avisou a direção da unidade prisional sobre o fato”, diz trecho da nota da Seap.
O Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou óbito do detento que foi levado para o IML para identificar a causa da morte.
Em contato com o delegado Praxisteles Martins, do Departamento de Homicídios de Imperatriz, ele explicou que a vítima e mais três pessoas tinham sido presas na cidade com um carro roubado e armas de fogo. Na ocasião, eles reagiram a abordagem policial e Walyson acabou atingido com um tiro na perna. O grupo também seria responsável por um homicídio no último sábado (26).