Região dos Lençóis Maranhenses ganha hortos terapêuticos

O Programa é tema de pesquisa para publicação no Acre e servirá como base para implantação de um projeto similar no estado.

Fonte: Redação/Assessoria

Iniciativa do Governo do Maranhão levou mais dois hortos terapêuticos para a região dos Lençóis Maranhenses. A entrega faz parte das ações do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos, que estimula o uso terapêutico de plantas medicinais.

O primeiro a ser entregue foi o Horto do Farmácia Viva do município de Santo Amaro, montado no prédio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que ficará sob responsabilidade do próprio município. A segunda entrega foi realizada no Hospital Regional de Barreirinhas. O horto ficará sob responsabilidade da unidade.

O superintendente de Atenção Primária de SES, Márcio Menezes, destaca o sucesso do Programa Farmácia Viva na região dos Lençóis Maranhenses. “Algumas cidades dessa região já tem implantado o Farmácia Viva, uma delas é a cidade de Barreirinhas. E hoje, entregamos mais dois hortos na região. Um no Hospital Regional de Barreirinhas, que é de gestão estadual, e resolveu se engajar ao movimento, se tornando o primeiro hospital do estado a ter um Horto de Farmácia Viva. Nossa outra entrega foi no município de Santo Amaro; em ambos os locais realizamos, na semana passada, um treinamento para a correta utilização dos hortos”, afirma o superintendente.

Segundo a coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, essa é a segunda etapa do projeto nesses locais. A terceira e última etapa será parte prática que será realizada ainda este mês nos dois locais. “O público daqui é diferenciado; os hortos serão cuidados por idosos e funcionários do hospital. A parte prática será o passo a passo de como fazer xaropes, pomadas, enfim, tudo dentro das boas práticas”, ressalta Kallyne Bezerra.

Reconhecimento

O Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos é tema de pesquisa para publicação no Acre e servirá como base para implantação de um projeto similar no estado. O professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre (UFA), Dayan de Araújo Marques, está no Maranhão para conhecer o Programa, vivenciar na prática o seu funcionamento e replicar esse modelo no estado do Acre.

Serão duas semanas de imersão para a produção de um vídeo documentário e um artigo científico intitulado “Relato da Vivência do Projeto Farmácia Viva do Maranhão”, que será apresentado para a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e reitoria da Universidade Federal do Acre (UFA) para a implantação do projeto Remédio Vivo, que funcionará de forma similar à Farmácia Viva, mas ainda necessita de aprendizado e qualificação.

O pesquisador também acompanhou as entregas em Barreirinhas e Santo Amaro. Visitará ainda o município de Pastos Bons e hortos localizados na Região Metropolitana de São Luís, além de acompanhar as qualificações realizadas pela coordenação do Programa Farmácia Viva Hortos Terapêuticos durante esse período.

Jogue roleta online no Roulette77 Brasil. Escolha entre roleta europeia, americana ou francesa. Aprenda estratégias e dicas de jogo. Jogue gratuitamente ou escolha um cassino online para jogar com dinheiro real.

Fechar