Os serviços de alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís seguem um cronograma que inclui obras nos sábados, domingos e feriados, segundo o Governo do Estado
De acordo com o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, essa estratégia visa aproveitar os momentos de menor fluxo de veículos, para que não haja necessidade de bloqueio de vias ou, quando isso ocorrer, não cause congestionamentos na área – que é uma das avenidas com maior fluxo de veículos de São Luís. “Alguns serviços demandam redirecionamento de veículos, com utilização de apenas uma das pistas. Fazendo isso nos finais de semana e feriados, evitamos tumulto no trânsito”, garante.
Nos finais de semana e feriados está sendo realizada a drenagem profunda com bueiros tubulares nas travessias. “Trata-se de um serviço de extrema importância para o trânsito de São Luís, pois é uma região de grande fluxo de veículos e pedestres. Por essa razão, estamos trabalhando todos os dias, para que possamos entregar a obra o quanto antes para a população”, explica Lívio Corrêa.
Atualmente, a obra, que é uma parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e de Trânsito e Transportes (SMTT), concentra-se na 2ª etapa, que vai desde a entrada do condomínio Ipem-Angelim até as proximidades da entrada do bairro Bequimão. No total, 1.062 metros de comprimento, trecho que terá uma ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio.
Nesta área, estão sendo executados serviços de construção da rampa e escadaria do muro de contenção, para garantir a mobilidade segura dos moradores e visitantes do condomínio Ipem-Angelim.
Projeto
A primeira etapa da intervenção na Avenida Jerônimo de Albuquerque foi concluída e, por si só, já possibilita maior fluidez no trânsito. Ela compreende a ampliação do trecho que vai do supermercado Mineirão (antigo Makro) até a entrada do condomínio Ipem-Angelim, totalizando 500 metros. Incluiu terraplanagem, pavimentação asfáltica e drenagem, construção do canteiro central, calçadas (passeio público) e meio-fio com sarjeta, talude e 10 metros de largura, sendo 6 metros de pista e 4 metros de passeio público.
A terceira etapa, por sua vez, finalizará o conjunto de intervenções com a substituição da rotatória da Cohab por um sistema de alças semelhantes às que já existem na região entre a entrada do bairro Bequimão e o Elevado da Cohama. Isso criará um eixo contínuo entre a Avenida Jerônimo de Albuquerque e a Avenida Casemiro Junior que auxiliará na fluidez do trânsito e evitará os frequentes engarrafamentos nessa região.1