Com 90% das obras civis concluídas, a Eneva iniciou a fase de montagem mecânica da usina Parnaíba V, no Complexo Parnaíba, em Santo Antônio dos Lopes. Atualmente, cerca de 1.800 profissionais atuam nas obras e 400 novas vagas serão abertas nos próximos três meses. A previsão é que, no pico, em janeiro do ano que vem, o número chegue a 2.100 profissionais trabalhando. As oportunidades são prioritariamente para profissionais do Médio Mearim.
A maior parte dos grandes equipamentos de Parnaíba V já foi entregue. Também todas as grandes bases civis e parte da estrutura das caldeiras de recuperação de vapor já foram instaladas, assim como os equipamentos da planta de tratamento de água. Está previsto para novembro o início da montagem da turbina e do gerador, que estão a caminho do Complexo Parnaíba.
A empresa informou que as obras da usina estão seguindo um rigoroso protocolo de combate à Covid-19, considerando as recomendações dos órgãos oficiais de saúde nacionais e internacionais. Entre várias medidas adotadas está a realização de testes periódicos para garantir que somente funcionários aptos trabalhem nos canteiros.
A usina Parnaíba V é o fechamento de ciclo da Parnaíba I e vai acrescentar mais 385 Megawatt (MW) à capacidade de geração de energia do Complexo Parnaíba. O investimento total no projeto é de R$ 1,3 bilhão e a operação está prevista para começar no segundo semestre de 2021.
Trata-se de um projeto de eficiência energética, já que o aumento da capacidade de geração de energia não vai consumir nenhuma molécula adicional de gás.
O fechamento de ciclo irá melhorar a eficiência da usina de Parnaíba I para até 58% sem aumentar o consumo de gás. A nova configuração da usina também permitirá a redução de emissões, quando comparadas ao modelo atual, graças ao potencial aumento da eficiência na geração da energia.
Por ser uma usina de ciclo combinado, a Parnaíba V vai utilizar o vapor gerado a partir do calor produzido no processo de geração da usina Parnaíba I, não necessitando de gás adicional. Na prática, esse modelo representa a geração de energia segura e mais barata para o Sistema Interligado Nacional (SIN).
Geração de emprego – Os interessados nas vagas que serão abertas nos próximos meses e no pico das obras podem enviar currículo para o e-mail [email protected] ou entregar no escritório da Techint (empresa contratada pela Eneva responsável pelas obras) em Santo Antônio dos Lopes (Rua Sete de Setembro, 40). As vagas ficarão em aberto até serem preenchidas
As oportunidades são prioritariamente para profissionais do Médio Mearim que querem atuar como montador industrial, maçariqueiro, mecânico ajustador e Rigger. Há vagas ainda para eletricista montador, esmerilhador/lixador, pintor jatista, soldador de chaparia, soldador ER, soldador de máquinas semiautomáticas, soldador TIG e soldador TIG/ER.