Um grupo que produzia e disseminava, no Instagram e em outras redes sociais, conteúdos que atingiam a honra de um candidato a prefeito e de pessoas ligadas a ele, na cidade de Presidente Dutra, foi desarticulado pela Polícia Civil do Maranhão, nessa terça-feira, 4. A operação ocorreu por meio da 13ª Delegacia Regional (SPCI) e do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC).
Após receber a denúncia de que existiam vários perfis em redes sociais na cidade de Presidente Dutra difamando e produzindo falsas acusações contra pessoas na cidade, o delegado titular do Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC) solicitou ao Poder Judiciário a quebra do sigilo de dados telemáticos dos suspeitos. O objetivo era identificar os criadores e administradores apontados até então como autores das fake news publicadas constantemente nas redes sociais daquela localidade.
Os três responsáveis foram identificados e ouvidos na delegacia. Todos confirmaram a autoria da criação dos perfis, assim como produtores de tudo que foi publicado.
Após serem ouvidos pelo delegado titular da 13ª Delegacia Regional de Presidente Dutra, o trio foi liberado e ficará à disposição do Poder Judiciário Maranhense. Eles responderão pelos crimes de associação criminosa, crime contra a honra e ameaça.