No Maranhão, mais 157 mil famílias foram cadastradas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em 2020. Elas obtiveram até 65% de desconto na conta de luz. Ao todo, o programa já beneficia 900 mil famílias, número alcançado até dezembro do ano passado. As informações foram repassadas pelo presidente da Equatorial, Augusto Dantas, nessa quinta-feira (25), durante cerimônia de apresentação deresultados, realizada na sede da empresa, que fica no bairro do Cohafuma.
A TSEE é um programa em conjunto da Equatorial, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social do Maranhão (Sedes).
“Os números significam que foram injetados na economia do Maranhão, por meio de descontos na conta de energia, R$ 321 milhões. Nós da Equatorial vamos reafirmar nosso compromisso com a Famem e o governo do Estado, pois temos ainda 250 mil famílias aptas a receberem o benefício, que não estão recebendo. Vamos atrás dessas famílias, e quem sabe trazer mais R$ 78 milhões de economia na conta de energia dessas pessoas, que ainda não recebem o benefício”, afirmou Augusto Dantas.
O presidente da Equatorial informou que basta a família ter Número de Inscrição Social (NIS) válido, ligar para o 116, e fazer seu pedido de registro. “Não custa nada, é automático, rápido e logo no mês subsequente a família passa a receber o desconto”, disse Augusto.
Informações sobre o NIS podem ser buscadas nos Centros de Referência de Assistência Social dos Municípios. De acordo com a Equatorial, o estado do Maranhão é o segundo melhor em aderência ao programa TSEE, ficando atrás apenas do Piauí.
A cerimônia ocorreu de forma híbrida, com a participação presencial do presidente da Equatorial, Augusto Dantas; e o da Famem,Erlânio Xavier; além do secretário da Sedes, Márcio Honaiser.
O evento contou com a participação virtual do governador Flávio Dino. A cerimônia foi transmitida aos 217 municípios e órgãos parceiros.