O Ministério da Saúde afirmou que já foram confirmados 41 casos de Covid-19 entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviço para a Copa América. Segundo a pasta, os dez casos notificados entre prestadores de serviço ocorreram em Brasília.
A pasta enviou os exames para realização de sequenciamento genético para identificar se há casos causados por variantes do vírus. A expectativa é que essa análise seja concluída em até 14 dias. De acordo com o ministério, são 31 casos notificados entre jogadores e outros membros das delegações. Segundo o Ministério, o índice de resultados positivos é de 1,40%.
Até o momento, já foram identificados casos entre jogadores venezuelanos, colombianos e bolivianos. Em coletiva de imprensa no último sábado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, minimizou o número de diagnósticos positivos:
— Faz parte, se não tivéssemos possibilidade de casos positivos, não teríamos protocolos rigorosos. Devem vir outros atletas e acontecerá a partida normalmente — afirmou o ministro, acrescentando:
— O primeiro critério é a segurança sanitária. Se não tiver segurança sanitária, o atleta não entra em campo.