A pavimentação asfáltica na Rua 92 do bairro do Vinhais, em São Luís, foi prejudicada com a obra de saneamento básico, realizada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), entre a quinta-feira (4) e sexta-feira (5). O serviço de troca do poço de uma boca de lobo da rede de água e esgoto foi necessário e importante. O problema é que, para executar as obras, a Caema fez cortes no asfalto e não procedeu com a recuperação do pavimento, deixado para trás ponto com desnível, sem o devido reparo.
De acordo com os moradores, tudo começou com um entupimento em uma boca de lobo, que ocorreu há mais de dez dias. A estrutura está em frente à casa de Rosário Silva, que mora no mesmo imóvel há 42 anos.
“Desde o entupimento, não consigo deixar o carro rente a calçada da minha casa, ficando o veículo no outro lado da rua. A boca de lobo entupida atrapalhava, pois jorrava dela muita água suja, e ainda foi colocada rede de proteção, para sinalizar o local e evitar algum acidente”, disse Rosário.
Segundo a moradora, a Caema constatou que o problema do esgoto estourado seria um poço, que fica abaixo da boca de lobo. Rosário contou que a estrutura foi trocada, o que resolveu o problema do vazamento.
“Passamos dias com um lamaçal na rua. E tinha um cheiro ruim que acabou, com a troca do poço. Ocorre que, agora, temos muita poeira na rua, devido o asfalto ter sido arrancado durante a obra da Caema”, enfatizou a moradora.
Conforme relatou, a falta de asfalto surgiu na proporção em que a Rua 92 foi mexida para a reforma do sistema de esgoto.
A Caema informou à reportagem do Jornal Pequeno que já acionou a empresa responsável pelo serviço de pavimentação e que ainda nesta semana o serviço será realizado.
“Não podemos mais reclamar do esgoto, pois foi resolvido, mas há ainda a questão do asfalto, e isto precisa ser resolvido o quanto antes”, reforçou Rosário, ao destacar que todos os moradores estão na expectativa pela pavimentação.