Uma segunda remessa de vacinas pediátricas contra covid-19 chegou ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesse domingo, de acordo com o Ministério da Saúde. Foram recebidas 1,2 milhão de doses da Pfizer, a única autorizada até agora pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) para aplicação em crianças entre 5 e 11 anos.
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a remessa mais recente estava prevista para chegar ao país apenas em 20 de janeiro, mas foi antecipada. No próximo dia 27, está prevista a chegada de mais 1,8 milhão de doses.
A primeira remessa de doses da vacina foi descarregada na madrugada da última quinta-feira (13), também em Viracopos. No dia seguinte, o estado de São Paulo aplicou a primeira vacina pediátrica contra covid-19 da Pfizer em uma criança.
“Para a imunização desse público [entre 5 e 11 anos] será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da pasta é que os pais ou responsáveis procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”, disse o Ministério da Saúde.
Vacinação
A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na primeira semana de janeiro. Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais.
No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da Pasta é que os pais ou responsáveis por suas crianças procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito meses entre a D1 e D2.
São Luís
A vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos acontece de segunda a sábado, das 8h às 18h, no CMV Sebrae, localizado no Cohafuma; no CMV UFMA, no Bacanga; no CMV IFMA, no Maracanã – Zona Rural; e nos Drives-thru do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e na Universidade Ceuma, no bairro Renascença.
Em cada um desses postos, a Prefeitura de São Luís montou um espaço lúdico, e as crianças são recepcionadas por personagens infantis e ainda levam um certificado por ter recebido a primeira dose ao fim da vacinação.
Nesta etapa, podem procurar um dos postos de imunização da capital maranhense crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência física e neurodiversos.
Comorbidades e deficiências listadas como prioridades:
– Insuficiência cardíaca;
– Cor pulmonale;
– Hipertensão pulmonar;
– Cardiopatia hipertensiva;
– Valvopatias;
– Miocardiopatias e pericardiopatias;
– Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
– Arritmias cardíacas;
– Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
– Talassemia;
– Síndrome de Down;
– Diabetes Mellitus;
– Pneumopatias crônicas graves;
– Hipertensão arterial;
– Doença cerebrovascular;
– Doença renal crônica;
– Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
– Anemia falciforme;
– Obesidade mórbida;
– Cirrose hepática;
– HIV;
– Deficiência física;
– Neurodiversos (TDAH, TEA e deficiência Intelectual).