Policiais recebem capacitação para o combate às drogas e violência em São Luís

42 militares participam do Curso de Formação de Instrutores do Proerd do Maranhão.

Fonte: Luciene Vieira

Durante esta semana, cerca de 42 policiais militares participam, em São Luís, de uma formação para melhorar o policiamento em casos que envolvam crianças e adolescentes, em ambientes escolares.

Na metodologia, há a “caixinha de perguntas”, na qual o aluno deixa alguma mensagem para os policiais, e, por meio disso, a polícia faz a mediação de situações de violência que o estudante vivencia.

Esta é a sétima edição do Curso de Formação de Instrutores, cuja capacitação é feita pela Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) do Maranhão, em parceria com o Centro de Treinamento Proerd do Rio de Janeiro.

O Proerd é um programa de prevenção primária as drogas e a violência, que dialoga de forma lúdica os principais temas do universo infanto-juvenil. O projeto está presente em mais de 87 países, sendo vinculado às polícias militares. E o objetivo do comando de policiamento escolar é a padronização de atendimento voltado à filosofia da polícia comunitária.

De acordo com a tenente-coronel Edhyelem Santos, que é comandante do Comando de Segurança Comunitária e coordenadora das patrulhas Maria da Penha, o trabalho em conjunto da comunidade é essencial para bons resultados.

“As formações são cíclicas. Neste ano, estamos fazendo 20 anos de Proerd, que é um programa educacional de resistência às drogas e violência, aplicado pela polícia militar brasileira. No Maranhão, nestas últimas duas décadas, 164 municípios já foram atendidos. E este curso, com o trabalho em conjunto das comunidades, tem o intuito de reforçar o número de instrutores e a qualidade das atividades”, destacou Edhyelem.

PMS NAS ESCOLAS

Segundo a tenente-coronel, os policiais militares trabalham nas escolas comunitárias, em parceria com professores, dando aulas semanais para alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental.

O Proerd já formou mais de 450 mil crianças em seus currículos kids e “Caindo na Real”, no Ensino Fundamental, sendo esse um dos eventos de comemoração dos seus 20 anos de atuação no Maranhão.

Nesta semana de formação, há policiais do Rio de Janeiro, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Maranhão. No fim do curso, eles receberão o certificado de habilitação, para serem instrutores Proerd e disseminarem a filosofia do Programa, ajudando a proteger as as crianças dos malefícios da vida, por meio da realização de escolhas seguras e saudáveis.

O programa funciona com dez aulas elaboradas e ministradas pelo policial, em sala de aula.

Fechar