SÃO LUÍS – Em alta pelo 10º mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de São Luís deu mais uma guinada e encerrou março com crescimento de +4,4%. Com a variação positiva, o índice que mede a perspectiva do consumo familiar fechou o mês em 79,1 pontos, dando mais um salto rumo à zona de otimismo (100 pontos).
Nos últimos 12 meses, o ICF já consolida um aumento de 27,4%. O avanço considerável na passagem mensal é fruto da melhora dos indicadores que compõem o levantamento, conforme apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Apesar de as famílias demonstrarem que este ainda não é o momento para a aquisição de Bens de Consumo Duráveis, o índice foi o que mais se destacou na passagem mensal com alta de +13,6%, fechando o mês com 39,7 pontos. O indicador, que sofreu forte queda durante os períodos mais críticos da pandemia, chegou a marcar 28,4 pontos no mesmo período de 2021.
O resultado demonstra, para o longo prazo, uma propensão à retomada do estímulo das famílias pela aquisição de carros, eletrodomésticos, eletroportáteis e outros produtos da categoria. Com a atual tendência de queda do câmbio brasileiro, somado a um eventual reaquecimento da economia nos próximos meses, o cenário deste tipo de segmento inclina para uma melhora gradativa.
“A maior disponibilidade de estoque destes produtos nas fábricas e lojas, incentivam eventuais liquidações e políticas de preços mais amigáveis. A proximidade com o Dia das Mães também pode apresentar um cenário positivo, reaproximando as famílias das expectativas de consumo desses produtos de maior valor agregado”, destaca José Arteiro, presidente da Fecomércio-MA.