Diante da velocidade de inovações, as estratégias de marketing se tornam cada vez mais competitivas, deixando as marcas em situação de verdadeiras maratonas em busca da atenção de clientes.
Neste cenário, materiais em vídeo são ferramentas importantes para compor o marketing de divulgação e conteúdo, pois é item essencial para aproximação entre marca e público.
De acordo com pesquisas realizadas pela Fundação McQuivey’s Forrester, um vídeo de um minuto equivale a 1.8 milhão de palavras. Esse dado demonstra o impacto que um bom produto audiovisual pode causar na sua audiência, em termos de transmissão de mensagem e influência em um ambiente digital competitivo.
Para que isso aconteça de forma assertiva, alguns critérios precisam ser colocados em prática. Pensando nisso, listamos 6 dicas fáceis sobre como planejar uma estratégia de marketing de vídeo para seu negócio, independentemente de qual nicho atue:
1. Atenção à personalidade do público
De acordo com pesquisa realizada pelo Google, atualmente 6 em cada 10 pessoas preferem assistir a vídeos online em vez de televisão.
Essa mudança é reflexo do avanço da tecnologia em que o vídeo online, mesmo curto, oferece ao espectador uma experiência personalizada, mais próxima a realidade e a necessidade que o público possui.
Como marca, você pode aproveitar essa tendência concentrando-se na persona do seu comprador.
Considerado o pai do Marketing, Philip Kotler também pontua sobre essa percepção. Em sua obra “Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital” publicou um importante alerta sobre esta estratégia, dizendo que antes de tudo, sua jornada deve imaginar quem é seu cliente ideal.
Inicie buscando fatores como idade, gênero, etnia e estilo de vida e obtenha uma imagem clara de seu comprador ideal.
Se a sua empresa não tiver os recursos necessários para esta definição, vale contratar profissionais que o façam, pois a persona define totalmente o rumo que sua criação tomará.
2. Comunique a imagem de sua marca
Com a persona já definida, é hora de se comunicar com ela. Outro estudo do Google aponta que os vídeos são grandes motivadores para que os consumidores optem por determinada marca ou produto. Além disso, 64% dos consumidores compram um produto após assistir a um vídeo da marca.
Sendo assim, é fundamental que você tente incorporar as cores, o logotipo ou o slogan em seus vídeos promocionais, para fortalecer a imagem da marca, além de transmitir de forma clara a mensagem que sua empresa gostaria de passar.
3. Crie uma programação diversificada de conteúdo
Consistência é a chave para o sucesso do marketing digital, então mantenha uma programação que inclua postagens de vídeo em diferentes redes sociais. É importante lembrar que a produção audiovisual exige mais tempo do que escrever um post ou editar uma imagem, por exemplo.
Portanto planeje sua programação observando sempre a disponibilidade de recursos, orçamento e demais considerações.
Lembre-se que para cada rede, o vídeo precisa ter especificações diferentes, como tamanho e linguagem, então estude sobre elas e crie conteúdo exclusivo para cada uma, mas utilizando elementos similares em todas elas.
4. Preze pela qualidade de som e imagem
Os vídeos têm melhores índices de engajamento nas redes, porque são atraentes tanto visual quanto audivelmente, portanto preste bastante atenção nestes elementos fundamentais para o sucesso do seu material.
Escolha um local iluminado naturalmente ou invista em luzes artificiais, como softbox, ringlights ou estúdios próprios de gravação, prestando bastante atenção nas sombras, contrastes e imagem final que será transmitida nos vídeos.
A ferramenta de edição também é peça fundamental para a entrega bem sucedida do seu material. Opte por um video maker que permita melhorar as imagens e incluir efeitos que melhoram a aparência do seu vídeo, como templates, movimentos de transição e filtros de cor.
Fique atento também na mixagem de som, narração, volume e outros detalhes técnicos. Antes de iniciar o processo de gravação, certifique-se que estes detalhes estejam alinhados para não ter problemas durante a edição.
5. Otimize seu vídeo
Quando o material estiver pronto para ser publicado, um passo importante para garantir visibilidade é otimizar o vídeo com os mecanismos de pesquisa. Existem sites e aplicativos específicos para identificar palavras-chave relevantes para o seu nicho. Identifique quais são elas e utilize no título e na descrição.
Isto é fundamental para quem está começando, pois coloca o material no centro de resultados entre os mais procurados.
6. Escolha o compartilhamento
Enfim, depois de pronto, é hora de fazer com que seu público-alvo assista o seu vídeo. Comece postando em canais de distribuição populares, como YouTube, Tik Tok e Vimeo.
Dependendo do vídeo, você também pode postar em seu blog ou site, categorizando as seções, como “sobre” ou “comentários do cliente”, se for o caso.
Pronto, você tem uma ideia por onde começar a partir de agora. Lembre-se da corrida! Se a sua marca ainda não faz conteúdos em vídeo, está na hora de iniciar. Estude sobre isto e boas vendas!