Suspeito de envolvimento em golpe do consórcio no Maranhão é preso no Rio de janeiro

O investigado ostentava uma vida de luxo nas redes sociais, e se dizia empresário.

Fonte: Redação

A Polícia Civil do Maranhão deu cumprimento a um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado pelos crimes de estelionato, associação criminosa e crimes contra as relações de consumo aplicados em cidades do Maranhão. O caso é investigado pela Delegacia do Consumidor de São Luís e a prisão foi realizada no Rio de Janeiro.

Segundo o delegado Rosanio Costa, o preso faz parte de uma organização especializada em aplicar golpes, na maioria deles, contra pessoas humildes. As vítimas tiveram prejuízos incomensuráveis, pois entregavam aos estelionatários todo o valor de que dispunham.

A polícia avalia que o prejuízo ultrapasse o valor de 5 milhões de reais somente no Maranhão. Ainda segundo com o delegado, esse valor pode aumentar, pois os criminosos atuavam em cerca de 115 cidades brasileiras.

Para ludibriar as vítimas, os estelionatários constituem uma empresa, cujo endereço é sempre de destaque na cidade, e são inauguradas com o intuito de atuar no mercado de consórcio.

De acordo com as investigações da Delegacia do Consumidor, normalmente o golpe é iniciado através das redes sociais, como o Facebook e nas plataformas de classificados online, especialmente OLX, da seguinte forma; o estelionatário anuncia um veículo, nos endereços eletrônicos citados e para melhor atrair a vítima, o faz com o preço bem abaixo do valor real de mercado, deixando o seu telefone pessoal para contato.

O investigado ostentava uma vida de luxo nas redes sociais, e se dizia empresário. Ele foi preso por uma equipe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, Zona Oeste , área nobre da capital fluminense. O mandado de prisão foi expedido pela 7ª Vara Criminal de São Luís.

Atividades das empresas suspensas

No dia 27 de maio deste ano, como resultado de pedido do Ministério Público do Maranhão, a 7ª Vara Criminal de São Luís determinou a suspensão das atividades das empresas + Cred Soluções Financeiras (RB Financeira) e Alpha Bank Consórcio, situada em São Paulo, que atuavam na suposta venda fraudulenta de contratos de consórcio na capital.

Proferida pela juíza Stela Braga, a decisão atende aos pedidos feitos pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de São Luís, Lítia Teresa Costa Cavalcanti, em Denúncia oferecida em 28 de março.

Além dos representantes legais das empresas, também foram denunciados os vendedores envolvidos nas ilegalidades.

Fechar