SÃO LUÍS – O projeto Encanta Cordel, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de incentivo à cultura, inicia sua programação no Maranhão neste sábado, 30. A primeira cidade a receber o roteiro maranhense será São Luís. Na capital, as ações acontecem até o dia 5 de agosto. Serão oferecidas oficinas, debates, visita de mestres detentores do saber às escolas, declamação de cordéis, dentre outras atividades. Tudo gratuito.
Na programação, também será apresentada ao público a exposição ‘Universos do Cordel: Do Feminino a Cultura Popular’, que traz trinta obras do xilogravurista Marcelo Soares, artista reconhecido no dossiê de registro para avaliação e pertinência do cordel como patrimônio cultural brasileiro, elaborado pelo Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular.
Após passar por São Luís, o projeto ‘Encanta Cordel’ segue ainda para Santa Rita, de 6 a 9 de agosto; Anatajuba, dia 8 de agosto; e, Bacabeira, de 9 a 13.
A ação, que teve início em junho deste ano, já passou pelas cidades de Itabaiana (PB), São José do Egito (PE), Matureia (PB) e Texeira (PB).
Para se inscrever em uma das oficinas oferecidas e acompanhar a programação completa, basta acessar o site www.encantacordel.com.br. Além do site, é possível se inscrever para as oficinas no local onde as ações serão realizadas, caso haja disponibilidade de vagas.
Programação em São Luís – De 30 de julho a 5 de agosto
30 de julho – sábado
15h às 20 h – Lançamento do Encanta Cordel e inauguração da Exposição itinerante de Xilogravura: Universo do Cordel- Do feminino à Cultura Popular de Marcelo Soares.
Local: praça do Viva e Biblioteca Municipal José Sarney, no bairro de Fátima.
16h às 18h – Palestra sobre os elementos da poesia popular
Local: área de vivência da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Fátima.
31 de julho – domingo
14h às 21h – Exposição itinerante de Xilogravura: Universo do Cordel – Do feminino à Cultura Popular de Marcelo Soares e Palestra sobre os elementos do Cordel
Local: sede do bumba meu boi da Floresta, do Mestre Apolônio. Rua Tomé de Sousa 101 Floresta, Bairro da Liberdade.
3 de agosto – quarta-feira
14h às 16h – Mesa de debate Cordel Patrimônio Nacional
17h às 18h30 – Oficina Projetos Culturais e Lei Rouanet (LIC)
Local: Centro Cultural Vale (CCVM), rua Direita, 149, Centro Histórico de São Luís.
4 de agosto – quinta-feira
14h às 19h – Exposição itinerante de Xilogravura: Universo do Cordel- Do feminino à Cultura Popular de Marcelo Soares.
Local: Coletivo de Mulheres Negras da Periferia, rua Raimunda n. 143, Coroadinho.
16h às 18h – Palestra: Os elementos da poesia Popular –
Local: Área de vivência da Igreja Nossa Senhora de Fátima, rua Raimunda n. 143, Coroadinho.
5 de agosto – sexta-feira
8h as 18h: Exposição itinerante de Xilogravura: Universo do Cordel – Do feminino à Cultura Popular de Marcelo Soares e oficina de Cordel
Local: Instituto Federal do Maranhão (IFMA), avenida dos Curiós, s/n, Vila Esperança, zona rural de São Luís.