A utilização de azulejo traz personalidade a um lavabo, afirmam os arquitetos Marina e Marcos

Os azulejos eram muito utilizados nas fachadas como uma forma de isolamento térmico e agora pode ser utilizado dentro das residências

Fonte: Assessoria
Os arquitetos Marina Bogéa (3ª da esquerda para a direita) e Marcos Nunes (2º da esquerda para a direita), do escritório Por Metro Quadrado

 

Inspirados nos azulejos remanescentes do período colonial, a Potiguar lançou 4 revestimentos em homenagem a nossa cidade São Luís que, neste mês de setembro, completou 410 anos de história. Os azulejos eram muito utilizados nas fachadas como uma forma de isolamento térmico e agora pode ser utilizado dentro das residências, garantindo mais cor e personalidade aos ambientes, e também como uma forma de trazer um pouco da nossa cidade para dentro de casa. Sendo assim, 4 escritórios de arquitetura foram convidados para realizar um projeto e dentre eles, o escritório “Por Metro Quadrado” escolheu o azulejo Loures para ser aplicado em um lavabo.

Apesar de ser um ambiente pequeno, o lavabo tem grande valor, é o cartão de visita da casa. Da mesma forma que é um espaço para atender funcionalmente o dia a dia dos moradores, também é um local para surpreender as visitas. Por conta disso, foi nomeado de “pequeno relicário”, devido a importância que é dada para esse pequeno espaço.

Quando falamos em azulejo, lembramos logo da nossa querida cidade São Luís. Lembramos do nosso centro histórico, dos casarões e também dos elementos utilizados. E alguns desses elementos, os arquitetos utilizaram no projeto, como o desenho dos arcos no espelho, a madeira na bancada e piso e a pedra na cuba. Partindo de um conceito mais rústico e do design biofílico, outros elementos também foram utilizados, como: palha, granilite, vegetação e peças artesanais. E para os arquitetos Marina Bogéa e Marcos Nunes, “esses elementos juntos, ao se conectarem, trazem a sensação de aconchego e permitem a maior conexão com a natureza. E a ideia de trazer a natureza para dentro de casa produz melhor bem-estar no dia a dia.” Com o desenho orgânico, cores vivas e movimentos leves, o revestimento Loures trouxe toda a singularidade que os arquitetos esperavam ao projeto do lavabo.

Um arquiteto, nesse processo, é de extrema importância para facilitar o entendimento do cliente com o espaço, sendo que tudo é projetado de maneira única e de acordo com a necessidade e investimento disponível de cada um. O arquiteto também auxilia na combinação de cores, texturas e acabamentos. Com o projeto em mãos é possível reduzir custos de obra, por exemplo, comprar o material e a quantidade correta dos revestimentos, além de ter toda a assistência e acompanhamento de um profissional, que faz toda a diferença na execução do projeto.

Fechar