O Maracanã recebe um dos mais tradicionais eventos do Maranhão a partir do dia 9 de outubro: a Festa da Juçara. Ausente da programação maranhense por dois anos devido à pandemia de Covid-19, a festividade será realizada em um espaço totalmente requalificado pelo governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (Agem).
A obra está na segunda etapa de serviços, que inclui reforma e construção de calçadas; banheiros e pavimentação com piso em concreto com acessibilidade.
O espaço lateral, que foi utilizado como estacionamento durante as festas juninas deste ano, será transformado em playground, com área de passeio com acessibilidade, construção de palco e iluminação adequada.
“Para a realização da Festa da Juçara, serão instaladas barracas temporárias nessa área”, revelou o presidente da Agem, Leônidas Araújo.
Além disso, seis quiosques não incluídos na primeira etapa estão sendo totalmente revitalizados, com troca completa do telhado (estrutura de madeira e telhas), bem como novas instalações elétrica e hidráulica, destacou o Governo do Estado.
Segundo Leônidas Araújo, a ideia do projeto em execução é seguir as características da área, considerando a utilização dos espaços, mas, também, modernizar as instalações. “Como governo do Estado, entendemos ser fundamental propiciar a manutenção das atividades realizadas aqui, de maneira segura, confortável para que possam gerar lazer a visitantes e renda a moradores e comerciantes. Isso tudo foi considerado na elaboração do projeto e na execução dos serviços”, afirmou.
SERVIÇOS INICIAIS
A primeira etapa da obra foi realizada para que o Parque da Juçara pudesse abrigar a programação do São João do Maranhão. Para isso, foram feitas drenagem; reforma de 21 barracas; pavimentação com brita; adaptação de área para estacionamento; reforma de palco; iluminação e sinalização.