O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA) promoveu uma série de atividades durante o mês de setembro, ratificando seu compromisso social e bem-estar para com os pacientes.
Entre as ações, a equipe do HTO promoveu a campanha do Setembro Laranja – Segurança do Paciente, Medicação sem Dano, já que no dia 17 é celebrado o Dia Mundial de Segurança do Paciente
Durante a programação, foi destacada a importância de seguir os critérios para manter os pacientes seguros e, assim, reduzir riscos, oferecer um cuidado de qualidade e contribuir para a qualidade de vida das pessoas.
O HTO promoveu um debate sobre a conscientização sobre a Momkeypox, popularmente conhecida como a varíola dos macacos. A ação foi realizada pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, em parceria com o médico-infectologista da unidade, Dr. Cloves Carneiro.
Atualmente, há 12 pessoas com varíola dos macacos em São Luís. Existem dois casos confirmados em São José de Ribamar e Santa Inês. E, há uma pessoa com a doença em Paço do Lumiar, Timon e Pindaré-Mirim.
De acordo com a SES, 100% dos resultados confirmados da doença são do sexo masculino. Há seis confirmados na faixa etária de 20 a 29, nove na faixa etária de 30 a 39, e quatro de 40 a 49.
A ações em alusão ao Setembro Verde também estiveram em pauta no HTO. A campanha reforça a importância da doação de órgãos, que mostra um cenário de recuperação no Brasil, após sofrer o impacto da pandemia. No entanto, a taxa de doadores efetivos caiu 13%. Isso significa que, até o ano passado, para efetivar uma doação, eram necessários três doadores. Agora, para obter o mesmo resultado, é preciso ter quatro doadores.
Todos os aspectos sobre a importância da doação de órgãos foram abordados pela equipe de profissionais, com o objetivo de ampliar o debate sobre o tema.
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão conta com 46 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); e com três centros cirúrgicos, além de posto de enfermagem, sala de repouso, salas de curativo e alas especializadas no tratamento pediátrico e de idosos.