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KPIs Financeiros: O que são e como usá-los no seu negócio

Os investimentos na empresa não devem ser feitos somente quando os KPIs financeiros estão negativos

Fonte: Da redação

Existem diferentes maneiras de monitorar a saúde financeira de um negócio e, consequentemente, o seu sucesso Uma delas é através dos KPIs Financeiros. 

Todos sabemos da importância de verificar constantemente se uma empresa está conseguindo dar lucro ou precisa de algum ajuste para poder chegar a ser rentável. Mas, nem sempre isso é feito como se deve.

A seguir, apresentamos uma das principais ferramentas para te ajudar a verificar os resultados de uma empresa: os chamados KPIs Financeiros. Confira!

O que é um KPI Financeiro?

KPI significa Indicador Chave de Desempenho, do inglês Key Performance Indicator. São índices, ou taxas que demonstram os resultados de uma empresa. Nesse caso, especificamente, os resultados financeiros.

Quando usados estrategicamente, os KPIs servem para:

  • Determinar e proporcionar vantagens competitivas
  • Planejar ações e ajustes para ampliação dos lucros 
  • Engajar toda a equipe em torno de objetivos e metas do negócio
  • Orientar a tomada de decisões.

Principais indicadores financeiros

Separamos seis dos principais KPIs para avaliar a saúde financeira do seu negócio, assim como planejar correções e otimizações a fim de melhorar seu desempenho:

Lucratividade: Demonstra os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento. É calculada com a fórmula: Lucro líquido / Receita bruta x 100 = % lucratividade.

Rentabilidade: aponta o quanto os investimentos renderam em um determinado período de tempo. É calculada da seguinte forma: Lucro líquido/ Investimento x 100 = % de rentabilidade.

Faturamento: Soma de todas as vendas da empresa (produtos, serviços ou indústria). 

Geração de caixa: mede o valor líquido gerado em um período de tempo determinado, e nem sempre é um número positivo. 

EBITIDA: Lucros Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Esse KPI mostra o lucro da empresa sem considerar as influências externas do mercado.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC): determina quanto a empresa gasta para adquirir um novo cliente. Quanto menor o CAC, melhor.

O que fazer quando os indicadores financeiros não estão bons?

Aqui a palavra é replanejar, recalcular a rota. Para isso, a primeira etapa é entender por que os KPIs chegaram nesse ponto.

Depois, é hora de rever as ações e traçar novas estratégias. Essa avaliação e adequação do planejamento deve incluir todos os setores da empresa e ser realizado da forma mais participativa possível.

Há momentos em que os indicadores podem sinalizar que a empresa precisa realmente recorrer a uma ajuda externa para recuperar sua saúde financeira. Isso porque, para crescer e conseguir avançar nos seus resultados, a empresa precisará realizar diferentes investimentos seja em infraestrutura, capacitação, modernização, entre outros. 

Claro que, para recorrer a qualquer tipo de financiamento ou empréstimo para empresas, é preciso elaborar um planejamento estratégico, que este seja fundamentado nos KPIs financeiros.

Além disso, é preciso muita pesquisa para encontrar o melhor modelo de empréstimo, ou seja, aquele que oferece os maiores prazos e menores taxas de juros, como é o caso do crédito com garantia de imóvel. Busque também priorizar instituições financeiras que sejam referência na modalidade, como a CashMe.

Lembrando que,os investimentos na empresa não devem ser feitos somente quando os KPIs financeiros estão negativos, mas também para promover o crescimento sustentável do negócio e melhorar ainda mais seus indicadores. 

 

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