Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Residência Terapêutica II, unidade estadual gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), promoveu uma tarde especial aos moradores, no dia 10 de outubro, com um animado passeio pelo Shopping São Luís.
Entusiasmados com a atividade extramuros, os moradores aproveitaram a tarde para se divertir, lanchar e fazer compras, demonstrando plena interação ao meio social.
Para a coordenadora da unidade, Andressa Castro, a ação é altamente positiva, principalmente para desmistificar a ideia em torno dos pacientes psiquiátricos: “A intenção é apoiar a causa. Sabemos a importância da data para a educação, para a conscientização e defesa da saúde mental, porque existe um estigma social. Então, queremos mostrar que eles podem estar em qualquer lugar, pois tomam a medicação corretamente e têm plenas condições de conviver em sociedade”, frisou.
A coordenadora também ressaltou como atividades dessa natureza favorecem o bem-estar dos moradores: “Eles viveram por muitos anos em um hospital psiquiátrico, e não tinham esse tipo de lazer. Viviam dentro de enfermarias, sem poder se afastar desse ambiente, e dentro da Residência nós buscamos aprimorar os conhecimentos, aumentar o nível de informação deles perante a sociedade, além de elevar a autoestima e a qualidade de vida. Eles já vêm de uma negativa, que é da família, que os abandonaram, e nossa missão é abraçar essa causa, defender com unhas e dentes e saúde mental”, destacou Andressa Castro.
Os moradores são antigos pacientes do Hospital Nina Rodrigues, que, abandonados por seus familiares, encontraram afeto e calor fraternal nas Residências Terapêuticas.