Em alusão ao Outubro Rosa, Creaispi realiza roda de conversa sobre câncer de mama

25% dos encaminhamentos feitos no Centro de Referência são de mulheres que estão com suspeitas da doença.

Fonte: Luciene Vieira

O Outubro Rosa é a denominação do mês que se dedica a conscientizar e alertar mulheres e sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Além de falar sobre apoio e luta, é também uma forma de aproximar mulheres que passam pela mesma situação e podem se ajudar.

Roda de conversa realizada pelo Creaispi tratou sobre a prevenção ao câncer de mama (Foto: Gilson Ferreira)

Em alusão à campanha, o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi) realizou nessa quarta-feira (19) uma roda de conversa. A ação contou com a participação de profissionais do Hospital do Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho, da Dasmu SES, e de pacientes.

O diretor da saúde clínica do Creaispi, Luiz Alfredo, informou ao Jornal Pequeno que 25% dos encaminhamentos feitos no Centro de Referência são de mulheres que estão com suspeitas de câncer de mama.

“Nós enviamos estas pacientes para o Hospital Infantil e o Aldenora Bello para que possam realizar exames capazes de dar um diagnóstico preciso. Em um futuro breve, queremos ampliar o plano operacional do Creaispi, ofertando estes testes clínicos diagnosticáveis, mas por enquanto fazemos os encaminhamentos”, informou Luiz Alfredo.

O diretor Luiz disse também que o Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa realiza 400 atendimentos por dia. Já sobre a roda de conversa, ele afirmou que se trata de um momento específico para a orientação humanizada.

“Não há como ‘evitar’ o câncer de mama, por isso trabalhamos, principalmente, no diagnóstico precoce”, ressaltou Luiz.

A técnica em telecomunicação, Kátia Maya, de 54 anos, foi diagnosticada com câncer em maio de 2021. “Foi um baque! Nos próximos oito meses seguintes fiz quimioterapia. Depois, fiz uma cirurgia que retirou apenas o tumor, preservando a mama. No pós-cirúrgico, fiz radioterapia. E, atualmente tomo remédio para inibir a reincidência da célula cancerígena no meu corpo. Digo que estou 100% curada. Venho a estas rodas de conversa incentivar outras pacientes a não desistirem da cura, a fazerem tudo possível isto”, declarou Kátia Maya.

CREAISPI EXISTE HÁ SETE MESES

No dia 27 de março deste ano, no bairro Cohab, em São Luís, foi inaugurado o Centro de Referência Especializado de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Creaispi), mais uma unidade de saúde do Estado gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (Invisa). O equipamento público é voltado para atenção aos idosos, e oferta assistência estabelecendo linhas de cuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Equipe do Creaispi celebrou o sucesso do evento (Foto: Gilson Ferreira)

Quem frequentar o Creaispi tem acesso a uma equipe multiprofissional composta por assistente social, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, musicoterapeuta, fonoaudiólogo, professor de dança, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico. O local funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h.

O Centro de Referência, que funciona sob a gestão compartilhada das secretarias estaduais de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), também oferecer serviços complementares de assistência ao idoso, como uma unidade da Defensoria Pública do Maranhão e uma delegacia.

Fechar