Os moradores da Rua 21 (também conhecida por IBDF), e da Rua Ibama, localizadas no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís, estão insatisfeitos com as condições do asfalto destas vias. De acordo com populares, os inúmeros buracos têm causado prejuízos.
O Jornal Pequeno (JP) esteve nestas ruas na manhã dessa segunda-feira (7). Joel Silva, que trabalha na Oficina do Bringel, um empreendimento que fica em frente ao trecho repleto de crateras da Rua 21, mais uma vez conversou com a reportagem, sendo que o relato foi o mesmo, de que os buracos são incômodos para qualquer pessoa ao trafegar pela via.
“Não é novidade que muitos motoristas já tiveram danos materiais ao passarem com seus carros por aqui. Já começou a chover na cidade, e este trecho da via sempre se transforma em um rio”, destacou Joel, que em janeiro deste ano já tinha sido entrevistado pela reportagem do JP.
Na Rua 21, ou Rua IBDF, a dona de casa Marlene Gusmão Cunha também reclamou. “Há anos que essa buraqueira existe. A Prefeitura não faz nada. Essa rua não tem galeria pluviométrica, logo, quando chove, não tem para onde a água escoar”, informou.
“Eu passo por essa rua IBDF devido ao fato de ela ser um atalho entre minha casa e o local onde trabalho. Eu evito congestionamento e pego o caminho mais rápido. O único problema são os buracos. E é um trecho de poucos metros, algo que se a Prefeitura quisesse já poderia ter resolvido”, disse Marcos Silva, que mora no Jardim São Cristóvão, e passava na manhã de ontem pela Rua 21, em seu carro.
RUA IBAMA
Na Rua Ibama, a situação é a mesma: buracos e poças d’águas. “Fizeram alguns reparos nesta via, do ano passado para este ano. Acontece que os serviços feitos na Rua Ibama foram de ‘péssima qualidade’, pois com pouco tempo novos buracos apareceram, e com a chuva a lama, também. Aqui é preciso colocar materiais de qualidade na pavimentação, talvez mexer também na drenagem da via, há solução, basta a prefeitura querer acabar com o problema de infraestrutura da Rua Ibama”, disse o morador João Francisco Carvalho.
O Jornal Pequeno já fez outras duas reportagens sobre os buracos nestas vias do São Cristóvão. Em julho de 2021, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou ao JP que as ruas com buracos no Jardim São Cristóvão estavam no cronograma de ações de melhoria em execução pelo órgão.
Em janeiro deste ano, mais uma reportagem foi feita sobre a falta de infraestrutura nas ruas do bairro São Cristóvão. Desta vez, a Semosp informou que desde o início do segundo semestre do ano passado realizava ações de melhorias na infraestrutura da região, com implantação de drenagem, pavimentação de mais de dez ruas, por meio do programa Asfalto Novo e também recuperação asfáltica nas vias de maior tráfego e rotas do transporte público.
A Semosp disse ainda, em janeiro de 2022, que estava realizando serviços de pavimentação e recuperação asfáltica nas ruas 31 de Dezembro, 16 de Julho e Nunes Freire, assim como colocação de piso intertravado na Rua do Piquizeiro, Rua Santa Bárbara e Rua do Cemitério. E finalizou dizendo que os serviços vão avançando para alcançar o máximo de vias dos bairros, melhorando a trafegabilidade da região.