Em alusão ao mês Novembro Azul, a nutrição em parceria com a Educação fisica, terapia ocupacional e acolhidos da Unidade de Acolhimento Adulto fizeram uma visita ao Parque Botânico da Vale, nesta quarta-feira, dia 09 de novembro.
Durante o passeio, os acolhidos apreciaram um piquenique especialmente preparado pela equipe da UA, com sanduíche natural e frutas. Depois, participaram de uma roda de conversa com a nutricionista Ana Paula Souza Colares.
Em seguida, os acolhidos fizeram uma caminhada para conhecer toda a grandeza do Parque Botânico, que foi inaugurado há 14 anos, no dia 05 de julho de 2008. É o primeiro da cidade com espaço voltado ao lazer, pesquisa, cultura e educação ambiental, que conta com mais de 120 mudas de plantas e especies da fauna e flora maranhense.
Segundo a nutricionista Ana Paula Souza Colares, a alimentação, bem-estar e lazer também contribuem para a recuperação do paciente: “Sabemos que a prevenção da saúde, quando se trata do câncer, perpassa por vários fatores, entre eles manter uma alimentação saudável, atividade física, lazer e bem-estar. Foi exatamente o que esse passeio nos proporcionou, realmente um lugar de uma beleza e riqueza natural inestimável”, frisou.
O Educador Físico Magno Froz destacou a beleza do parque Botánico: “Lugar único e propício para realizar atividade física, onde temos o privilégio de respirar um ar puro”.
De acordo com a Diretora da Unidade de Acolhimento, Daiane de Oliveira Costa, esse tipo de atividade contribui para alertar sobre a importância da alimentação saudável como forma de prevenção: “Com o intuito de proporcionar aos nossos acolhidos uma experiência educativa e cultural é que neste mês estamos com uma extensa programação de atividades em alusão ao mês azul. Esta atividade extramuros junto ao parque botânico da Vale é só o início de um lazer saudável. E por falar em “saudável”, não podemos deixar de pontuar que a dieta inadequada está dentro dos FATORES DE RISCO para o aumento da próstata e outros tipos de patologias”, alertou.
Gerenciada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), a Unidade de Acolhimento Estadual está instalada na Rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I.