Mutirão de doação de sangue será realizado na Universidade Federal do Maranhão

O doador deve apresentar o seu documento de identificação com foto emitida por órgão oficial.

Fonte: Luciene Vieira

No próximo dia 30, será realizado o mutirão de doação de sangue, no Auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão. A ação será promovida por meio da parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar) com o Centro Acadêmico de Ciência e Tecnologia.

De acordo com os organizadores, a iniciativa visa, além de reunir todos que fazem parte do âmbito acadêmico, obter o maior volume de bolsas de sangue possível e sensibilizar os participantes a continuarem com a doação periódica para que, no futuro, o volume de bolsas disponíveis possa suprir a demanda necessária.

Para doar é necessário ter entre 16 a 69 anos. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos. Também, é preciso pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5. Por isso, antes de coletar o sangue, o doador é pesado.

Durante o mutirão, o doador deve apresentar o seu documento de identificação com foto emitida por órgão oficial.

QUEM NÃO PODE DOAR

Quem apresenta sintomas gripais ou estejam em período gestacional ou de pós-gravidez, não pode doar sangue. Quem tiver ingerido bebidas alcóolicas até 12 horas antes da doação, também fica impossibilitado de coletar.

Outras restrições são para que tenha feito tatuagens ou piercings nos últimos doze meses; extração dentária nas últimas 72 horas; ter sido exposto a situações de risco de infecções sexualmente transmissíveis nos doze meses; ter feito exames ou procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; além de, em caso vacina, o doador deve ficar atento ao tempo de impedimento para a doação, variando de acordo com o tipo de vacina.

Fechar