Jeferson Carvalho Moreira, de 24 anos, fugiu na madrugada dessa quarta-feira (07) do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), após ter sido preso ao roubar uma motocicleta no bairro Promorar e ser espancado por populares. Ele estava internado desde a última segunda (05) na unidade de saúde em tratamento das lesões.
A assessoria do HUT informou que o fugitivo custodiado da justiça estava com um dreno nas costelas para retirar as secreções do pulmão, além de um acesso venoso. Jeferson Carvalho estava internado na enfermaria clínica cirúrgica. Até o momento ele não foi localizado.
Em nota, o hospital informou que pacientes com restrição de liberdade chegam ao HUT sob custódia de agentes da segurança pública estadual, e eles devem acompanhar toda a permanência do paciente durante seu tratamento de saúde, sob escolta e algemado à maca. O procedimento de atendimento é considerado comum aos detentos. Conforme o posicionamento, é da ‘competência do HUT apenas a continuidade ao tratamento de saúde dispensado’.
“As circunstâncias dos fatos ocorridos sobre a evasão do detento nessa madrugada cabem a Secretária de Justiça – Sejus. A diretoria do HUT destaca que realiza constantemente demonstrações de esforços junto à Secretaria de Segurança para reforçar estratégias de resguardo e, em casos de evasão de paciente, notifica as circunstâncias junto às forças de segurança para tomar as medidas cabíveis. O HUT reforça seu compromisso de salvar vidas”, diz a nota.