Após incêndio, Atins mantém fluxo de turistas

Dois restaurantes no Vilarejo foram consumidos pelo fogo na noite da última segunda-feira, 2.

Fonte: Redação / Assessoria

A causa do incêndio em dois restaurantes no Vilarejo de Atins, ocorrido na noite da última segunda-feira (2), seguem em processo de investigação, conforme informou o Governo do Maranhão. Além do auxílio do Instituto de Criminalística (Icrim) na perícia, o Estado também afirmou que está tomando medidas preventivas e de segurança que devem incluir a obra do heliponto, além do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros no povoado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou os procedimentos de investigação. “Dois oficiais estão providenciando os laudos das perícias realizadas na terça-feira (3). E o Instituto de Criminalística do Maranhão também deve realizar a sua perícia”, ressaltou.

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Paulo Matos, destaca que o incêndio não trouxe grandes comprometimentos ao setor turístico e garante que as atividades no povoado seguem acontecendo normalmente.

“O Vilarejo de Atins está em total funcionamento com todos os serviços, como restaurantes, bares, hotéis e pousadas. O turista pode ter a absoluta segurança de que será muito bem recebido dentro da mais perfeita normalidade. Nós acreditamos que não há nenhum comprometimento, o fluxo de turistas permanece normal no local”, reafirmou Paulo Matos.

Medidas preventivas

Ainda nessa quarta-feira (4), em continuidade às providências, o secretário de Estado do Turismo esteve reunido com o diretor de Relações Institucionais e Planejamento da Equatorial Maranhão, José Jorge Leite Soares, para discutir medidas de prevenção de acidentes. O diálogo resultou em um acordo para que equipes da Equatorial revisem a regularização das instalações.

“Hoje, discutimos um plano de desenvolvimento e segurança para o Turismo, melhorando a infraestrutura de Atins, para que assim o turista venha para cá com maior conforto, maior qualidade e segurança para desfrutar do Maranhão de encantos”, destacou o secretário de Turismo.

Heliponto de Atins

Visando potencializar as ações de resgate e segurança no vilarejo, o titular da Setur também anunciou que está sendo realizado um estudo junto ao Centro Tático Aéreo (CTA) para a construção de um heliponto em Atins, a partir de parceria com a Prefeitura Municipal de Barreirinhas.

“E nós também, com o apoio do CTA, estamos providenciando o melhor local para a construção de um heliponto, juntamente com a Prefeitura Municipal. Em breve, a gente espera licitar e construir. Além do heliponto, vamos propor para que esse espaço seja também uma base onde ficarão o Corpo de Bombeiros e as Polícias Militar e Civil”, observou.

Posto Avançado do Corpo de Bombeiros

O governador Carlos Brandão determinou a instalação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Atins, visando resguardar a segurança dos residentes, turistas e a relevância do povoado para o trade turístico.

O espaço terá estrutura para atender a emergências gerais, como salvamentos aquáticos, atendimento pré-hospitalar, socorro de urgência, além de combate a incêndios. Atualmente, de forma emergencial, uma equipe do Corpo de Bombeiros está dividindo um espaço que já é ocupado pela Polícia Militar na área de Atins.

Fechar