Levantamento do Observatório do Turismo, setor ligado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur), revelou que em 2022 o Maranhão atingiu crescimento de 31% no número de desembarques. Ao todo, mais de 800 mil bilhetes foram adquiridos com destino Maranhão nos aeroportos de São Luís, Imperatriz e Barreirinhas. Os dados coletados registram que em 2021, foram feitos cerca de 550 mil desembarques no estado.
Segundo o Observatório do Turismo, o fator que explica este crescimento é a consolidação dos roteiros turísticos do Maranhão. No ano passado, os hotéis de São Luís e de Barreirinhas tiveram média de ocupação de 60%. Durante o São João, a média ficou acima de 90%.
“Quanto mais gente desembarcando no estado mais renda é gerada, mais produtos são consumidos no nosso estado e mais interesse é gerado na nossa terra. Vamos comemorar, mas acredito que este ano vamos atingir uma marca ainda mais expressiva. Muitos programas estão sendo lançados agora no começo do ano, como a Rota Amazônia, que também terá impacto positivo direto no número de desembarques no Maranhão”, comemora o secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.
Vale ressaltar que no começo de janeiro, o jornal “New York Times” elegeu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como um dos destinos mais interessantes do ano de 2023.
Os Lençóis Maranhenses está indicado para concorrer ao título de “Patrimônio Natural da Humanidade” concedido pela Unesco.