A Assembleia Legislativa do realizará, nesta quarta-feira (1º), a partir das 9h30, as Sessões Preparatórias de Posse dos Deputados Estaduais e de Eleição da Mesa Diretora da Casa, seguida de posse. Logo após, ocorrerá pleito para a escolha da titular da Procuradoria da Mulher. Fechando a programação, os membros eleitos para a Mesa participarão de entrevista coletiva.
As sessões marcarão o início da 20ª Legislatura e serão presididas pelo deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa. Na primeira, ele convidará dois parlamentares para compor a Mesa, conduzindo a leitura do compromisso de posse que será firmado pelos parlamentares.
Em seguida, na Sessão Preparatória de Eleição da Mesa Diretora, Arnaldo Melo convidará dois deputados para a Mesa. O primeiro secretário fará a leitura das chapas (havendo candidaturas para os cargos da Mesa, como vice-presidente e secretários, a eleição será em separado). Ao fim da escolha, o deputado decano declara os membros eleitos, dá posse e convida os novos presidente e secretários para comporem a Mesa Diretora.
Na sequência, será realizada a escolha da titular da Procuradoria da Mulher da Assembleia. Logo após, os membros da Mesa Diretora participarão de entrevista coletiva.
A Assembleia realizará na quinta-feira (2), às 9h30, a Sessão Solene de Abertura do Ano Legislativo. Na ocasião, o governador Carlos Brandão fará a leitura da Mensagem Governamental com um balanço das ações do Executivo Estadual em 2022 e o planejamento para o ano de 2023.
Consenso
As conversas se intensificam e tudo indica que vai haver consenso na escolha de quem ocupará a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa do estado. Os deputados Rodrigo Lago (eleito) e Ana do Gás (reeleita) pleiteiam o cargo. Parlamentares envolvidos no processo ficaram de se reunir, nesse sábado, 28, com o governador Carlos Brandão para tentar definir os últimos detalhes sobre toda a chapa.
A reunião, no entanto, não aconteceu porque o governador foi firme na decisão de não se envolver no processo. A única indefinição está na disputa entre Lago e Ana do Gás pela vaga da 1ª vice-presidência. No acordo para a desistência de Othelino Neto teria ficado acertado que o PCdoB (partido do atual presidente) indicaria o primeiro-vice e o segundo secretário seria indicado pelo PSB, no caso, o deputado eleito Carlos Lula. Essa vaga está definida para Lula.
Como não acatou a recente decisão do PCdoB, que escolheu Rodrigo Lago, e alegando que é deputada comunista pela terceira vez, e, logicamente, no seu entendimento, seria ela a ser indicada, Ana do Gás resolveu entrar na disputa de forma avulsa.
Conversas intensificadas no fim de semana tentam encontrar uma solução para o impasse. O governador Carlos Brandão já disse que não vai interferir, mesmo porque, segundo uma fonte próxima dele, já foram muito difíceis as conversas que resultaram na desistência de Othelino Neto, de concorrer à reeleição, e na consolidação do nome de Iracema Vale para comandar o poder legislativo estadual.
Brandão, no entanto, atua para evitar desgastes na base. “O que depender do governador para o consenso ele vai fazer”, garantiu a fonte palaciana. O PCdoB insiste que o consenso deve acontecer nos termos do que foi acordado com o presidente Othelino Neto.