Unidade de Acolhimento celebra 9 anos de funcionamento

O evento de aniversário contou com um almoço especial e um bolo feito com todo carinho pelo setor de nutrição, oferecidos aos colaboradores e acolhidos.

Fonte: Redação

A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) celebrou no último sábado, 18, nove anos de funcionamento. Atualmente localizada na rua dos Acapus, nº 24, quadra 77 – Jardim Renascença I, o equipamento estadual é gerenciado pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA).

Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) celebrou no último sábado, 18, nove anos de funcionamento (Foto: Divulgação)

O evento de aniversário contou com um almoço especial e um bolo feito com todo carinho pelo setor de nutrição, oferecidos aos colaboradores e acolhidos.

Unidade de Acolhimento celebrou 9 anos de funcionamento (Foto: Divulgação)

Também foram entregues brindes confeccionados pelos acolhidos, sob criatividade e supervisão do setor de terapia ocupacional, dedicados a toda equipe que compõe o quadro de funcionários da UAA.

A programação ainda contou com a participação do pastor Rocha e sua equipe, do projeto “Vício tem Cura”, que direcionou um momento de reflexão religiosa.

Para fechar a programação de aniversário, a parceira Mary Kay ofertou um momento de beleza e bem-estar aos colaboradores e acolhidos.

Sobre a Unidade de Acolhimento

A UAA é um serviço da rede de atenção psicossocial que oferece acolhimento transitório a pessoas maiores de 18 anos, de ambos os sexos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar.

A unidade dispõe de apoio profissional com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, nutricionista, educador físico, terapeutas ocupacionais, assistente social, médico clínico, médico psiquiatra e equipe de enfermagem.

O tratamento é medicamentoso e terapêutico com duração de 30 dias, podendo se estender até seis meses, conforme Portaria nº 121 de 25 de janeiro de 2012.

Dentre as atividades e oficinas desenvolvidas neste serviço, constam: arteterapia, cinematerapia, psicoterapia, atividades extramuros, ações terapêuticas coletivas, canto – coral, lúdicas expressivas, projetos religiosos “Vício tem Cura” e projeto “Gadareno” com voluntários.

A unidade também oferece as Práticas Integrativas Complementares – PIC’s – aos acolhidos, são elas: auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia, meditação e ventosa.

Vale destacar que o acolhimento neste serviço é realizado de forma totalmente voluntária, com um total de 15 vagas à disposição.

A porta de entrada para o tratamento neste serviço se dá pelo Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas- CAPS AD Estadual, que está localizado na rua Cond’eu – bairro Monte Castelo, em São Luís. Atualmente, a unidade conta com 12 acolhidos internos.

A direção da UAA fica por conta de Daiane de Oliveira Costa, profissional com formação em enfermagem, especialização em saúde mental e urgência e emergência.

Daiane de Oliveira Costa, diretora da Unidade (Foto: Divulgação)

A UAA de Acolhimento é a primeira e única unidade de acolhimento transitório para tratar dependência química do estado do Maranhão ligada ao CAPS AD Estadual.

Fechar