O Departamento Nacional de Obras de Infraestrutura de Transporte (DNIT) anunciou que terá este ano um orçamento de R$ 946 milhões para ser aplicado no Maranhão. A informação é do superintendente estadual, Glauco Henrique Ferreira da Silva, que participou, na última terça-feira (24), de uma reunião com empresários na Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), na qual anunciou os planos para o órgão.
Glauco Henrique disse que o cenário para o estado era desfavorável em função do teto de gastos, mas que isso mudou. “Atualmente temos um bom alinhamento entre os governos estadual e federal. O Maranhão é hoje o estado com maior potencial de obras no setor de rodovias”, destacou o superintendente, acrescentando que a situação das rodovias no estado não é confortável.
A reunião no Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da Fiema (CTINFRA) teve como objetivo discutir as “Ações de Investimentos e Recuperação das BRs que cortam Maranhão”.
O presidente do colegiado, João Batista Rodrigues, enfatizou que a demanda do setor produtivo é por investimentos em infraestrutura. Ele explicou que o Maranhão tem mais de 3,4 mil quilômetro de rodovias federais e que é preciso melhorar a qualidade das vias para garantir, entre outros pontos, segurança no transporte de passageiros e o escoamento da produção.
“O orçamento do governo federal para o Maranhão este ano é um pouco maior do que no ano passado e isso nos traz um certo alento’, frisou.
OBRAS
Glauco da Silva detalhou o andamento de obras como a travessia urbana em Imperatriz (BR-110), construção de trecho rodoviário no início do contorno de Timon ao Povoado Montevideu (BR226), adequação de trecho rodoviário entre Entroncamento (BR-222) e Miranda do Norte (BR-135) e a implantação de postos de pesagem no estado.
“Além disso, há recursos no orçamento deste ano para a recuperação e manutenção de ativos de infraestrutura da União, como os trechos entre São Luís e Paraibano (BR-135), entre Miranda e Alto Alegre do Maranhão (BR-135) e entre Chapadinha e Açailândia (BR222)”, afirmou.
O DNIT repassou ainda o status de projetos contratados, novos projetos e estudos de viabilidade. Entre as obras finalizadas estão 72 km entre Miranda do Norte e Santa Luzia (BR-135), 27 km entre Porto Franco e Estreito ((BR-226) e 404 km entre Balsas e Floriano, na BR-230.
Entre os novos projetos estão o trecho de 306 km que vai da BR-135 à divisa do Maranhão com o Piauí, 65 km entre Caxias e Timon na BR -135 e 59 km entre Imperatriz e Açailândia na BR-010.
De acordo com dados do próprio DNIT-MA, 42% das estradas federais que cortam o Maranhão são consideradas em boas condições, enquanto 58% delas – quase 2 mil km – são avaliadas como regular, ruim ou péssima.
Participaram da reunião representantes de sindicatos ligados à FIEMA, de secretarias estaduais, CONAB, ABIH, PRF, SEINC, CLA, TCU, OAB, ALEMA, com a presença dos deputados Rodrigo Lago e Hemetério Weba, e de várias empresas como Brasil Mineração, VLI e Gasmar.