Uma ação policial envolvendo o Canil do BPChoque da PMMA, com o apoio da k-9 Cloy e o aparato de segurança (Choque, CTA e Força Tática) efetuaram prisão de um criminoso envolvido ao assalto a uma agência bancaria no município de Sítio Novo. A ação criminosa resultou em três bandidos mortos, após confronto com a polícia, e dois reféns que estavam em uma van também perderam a vida.
A ação operacional aconteceu na manhã dessa segunda-feira, 08, em São João do Paraíso, distante 753 km de São Luís, durante buscas em um sítio. Moradores informaram, por meio de ligação, que um dos criminosos envolvidos na tentativa de assalto ao banco havia passado a noite no local, onde se alimentou e fez curativo em um ferimento causado por arma de fogo.
Ao chegar no local, a equipe do canil coletou alguns tecidos que haviam sido utilizados pelo criminoso, e os usou como material para a busca.
Logo após receber o comando, a K9 Cloy se dirigiu ao fundo da propriedade e seguiu por uma área de mata cerrada, rastreando o odor encontrado nos materiais coletados.
A cadela ultrapassou a cerca que limitava o terreno do sítio e seguiu pela mata adentro, até localizar o criminoso, que foi dominado pelos polícias da patrulha e conduzido para as medidas cabíveis.
De acordo com a polícia, foi a primeira atuação do Canil/ BPChoque em ações de combate a assalto a banco no Estado.
O CRIME
Na madrugada da última quinta-feira (4), um grupo armado explodiu o cofre da agência do Bradesco, em Sítio Novo do Maranhão, mas fugiu sem levar nada. Durante a fuga, os assaltantes sequestraram uma van, entre Sítio Novo e Paciência, que transportava pacientes de hemodiálise.
Na ocasião, policiais militares da região e do Comando Tático Aéreo (CTA) conseguiram localizar o veículo em fuga. Houve troca de tiros, três criminosos foram baleados e não resistiram.
O piloto do CTA foi atingido na perna, quando realizava buscas pela quadrilha, recebeu atendimento médico e já teve alta. Além dele, oito passageiros da van foram feridos e dois deles morreram. Um bebê de um ano e sete meses, que foi atingido com dois tiros nos membros inferiores, está em estado grave.
A idosa Oneide da Fonseca Oliveira, de 60 anos, foi atingida na cabeça e faleceu. Ela chegou a ser encaminhada ao município de Imperatriz, mas não resistiu aos ferimentos. O refém Raimundo Rodrigues do Nascimento, de 46 anos, também morreu baleado.
Segundo testemunhas, a vítima seria deficiente mental e teria ficado desnorteada com o tiroteio e saído correndo de dentro da van, momento em que foi atingido pelos disparos.
Os outros feridos foram encaminhados aos hospitais de São João do Paraíso e Porto Franco, e alguns posteriormente transferidos para Imperatriz. Eles foram identificados como Marines Portilho Fonseca, Alessandra Duarte, Elias Aristides, Márcia Lima, Elton Coelho Pimenta e Ernesto Santos Pinheiro.