Moradores do Araçagi pedem fim de corredor exclusivo para ônibus

Um abaixo-assinado, pedindo modificações, foi encaminhado à Agência de Mobilidade Urbana (MOB).

Fonte: Luciene Vieira

Na MA-203, no bairro do Araçagi, existe um corredor central com canteiros largos para paradas de ônibus, que seria exclusivo para o BRT. Os moradores do da região querem a retirada dessa passagem, pois alegam que o projeto BRT não mais existirá, e a segunda parte dele, que seria na Avenida dos Holandeses, nunca foi executada.

Fim da faixa exclusiva para ônibus foi pedido à MOB, por meio de um abaixo-assinado, elaborado pelos moradores (Foto: Divulgação)

“A segunda parte do projeto nunca foi executada, ela seria na Avenida dos Holandeses, via essa que acabou sendo modificada na gestão Eduardo Braide. Então, o corredor central deu exclusividade às poucas linhas de ônibus que temos circulando pelo local, que não transitam o tempo todo nele, porque precisam entrar e sair do bairro. Logo, os coletivos circulam tanto no corredor exclusivo, quanto nas vias de veículos comuns”, informou o morador Lucas Silva.

Segundo o morador, as pistas exclusivas para ônibus são utilizadas por uma quantidade média de cinco ônibus por hora. Alguns destes, que precisam entrar e sair do bairro, transitam também pelas faixas destinadas aos veículos.

ABAIXO-ASSINADO

Lucas informou que foi criado um abaixo-assinado pedindo modificações na MA-203. Pelo menos 1.500 moradores do Araçagi assinaram o documento, solicitando à Agência de Mobilidade Urbana (MOB), que faça modificações na rodovia estadual, que foi projetada para receber o BRT.

Na petição, os moradores solicitam que a pista central onde transitam ônibus, que seria para o BRT, seja recolocada na via da direita. A justificativa é que os ônibus precisam entrar e sair do bairro e acabam ocupando a via destinada para veículos comuns.

Ainda de acordo com os moradores, a pista para veículos comuns é estreita, e causa grandes congestionamentos, principalmente em frente a escolas e pontos de saída e entrada para o bairro. Na maior parte do tempo, a pista central permanece livre, devido a poucas linhas de ônibus que transitam no bairro.

Confira a descrição da petição:

“Depois de muitos acidentes, mortes e engarrafamentos diários, moradores do bairro Araçagi pedem o fim da pista central exclusiva para ônibus na MA-203, bem como a retirada dos canteiros centrais, para que a avenida volte a ter três faixas nos dois sentidos de acesso ao bairro.

Os poucos ônibus que transitam na avenida precisam entrar e sair do bairro que ficam à direita da avenida, e por isso acabam utilizando todas as faixas existentes.

As duas faixas que restam para veículos comuns são estreitas, e por isso provocam grandes congestionamentos principalmente nos horários de pico e finais de semana, devido ao grande fluxo de carros por conta do contínuo crescimento do bairro. Além disso, pedimos a relocação do retorno em frente ao Colégio Marista, tendo em vista o grande transtorno no trânsito todos os dias no local, que em breve deve piorar com a inauguração de uma escola ao lado e outra próxima, na mesma área.

Estamos cansados de tanto transtorno para chegar e sair de nossas casas, e contamos com a compreensão do governador Carlos Brandão para que atenda o nosso apelo”.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informou que “um estudo técnico está sendo realizado para discutir a demanda. Um grupo de trabalho, com a participação de integrantes da associação de moradores, foi criado para acompanhar a solicitação”.

Fechar