O projeto “Espelho, espelho meu”, realizado pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pelo Instituto Vida e Saúde (INVISA), tem arrancado muitos elogios das pacientes atendidas.
Iniciado em dezembro de 2022, o projeto já atendeu cerca de 100 pessoas, e é executado pela voluntária Daiana Lopes, que busca elevar a autoestima e proporcionar bem-estar às pessoas que estão internadas.
Após uma queda, Camila Freitas, de 29 anos, que faz uso de cadeiras de rodas, recebeu a orientação da equipe médica do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão que precisaria de 14 dias para completar o ciclo de tratamento da unidade. Além da assistência em saúde, a paciente se surpreendeu com o bem-estar proporcionado pelo projeto “Espelho, espelho meu”.
“Eu sou vaidosa, gosto de me arrumar, maquiar, a diferença é que nunca uso batom, só um gloss, mas hoje não tem problema. Esse projeto é ótimo, muito bom mesmo”, disse Camila Freitas, que após os primeiros minutos da sessão do projeto, decidiu soltar os longos cabelos para valorizar ainda mais a sua beleza.
Maria Joaquina dos Santos, de 71, antes de ser recebida no HTO São Luís, ficou um mês internada no Hospital Municipal Dr. Clementino Moura, em São Luís. A paciente estava aguardando a estabilização clínica para realização da cirurgia na unidade no HTO.
“É uma forma de carinho. A gente é muito bem tratada aqui no HTO, e fico feliz em poder me arrumar um pouco também”, contou a paciente, satisfeita.
Com 44 leitos clínicos e 10 leitos de UTI, o HTO é o segundo entre os hospitais públicos do Maranhão (o primeiro é Hospital Macrorregional de Timon) a contar com a assistência do Sírio-Libanês por meio do programa Tele-UTI. A instituição hospitalar paulista é um dos mais importantes centros de medicina do país, referência na América Latina.